Salvador - 19 de novembro de 2017
01 de novembro de 2017 - 12:58

ACB e Fórum Empresarial promovem comemoração pelos 45 anos do Sebrae

Com a presença do presidente nacional do Sebrae, Afif Domingos, evento lotou Salão Nobre da ACB na noite esta terça-feira, 31.

Por Antônio Nykiel

Há 45 anos, o Sebrae apoia o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, através de soluções que atendem desde o empreendedor iniciante até pequenos negócios consolidados. Para celebrar esta trajetória, a Associação Comercial da Bahia e o Fórum Empresarial da Bahia promoveram sessão especial nesta terça-feira (31), no Salão Nobre da ACB, quando o presidente nacional do Sebrae Guilherme Afif Domingos falou para empresários, políticos, advogados, gestores públicos, professores e jornalistas.

Durante a palestra, Afif Domingos apresentou as principais conquistas provocadas pelo Simples, regime tributário diferenciado que está completando 10 anos, e sobre o Microempreendedor Individual (MEI), o qual classificou como “maior programa de inclusão social e econômica do mundo”, por permitir geração de trabalho e renda.

O Artigo 179 da Constituição também foi comemorado pelo palestrante, que o classificou como a maior conquista do Sebrae e que dispensa às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, visando a incentivá-las pela simplificação de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias, ou pela eliminação ou redução destas por meio de lei.

“No entanto, ainda enfrentamos os obstáculos de um estado arcaico. E isso leva o optante pelo Simples às obrigações acessórias, que vão desde o nascimento até o fechamento de empresas. Por isso, lutamos por menos burocracia e mais amor à classe empreendedora brasileira”, pontuou.

Como enalteceu o convidado, hoje, o Sebrae é uma referência internacional, em termos de política de apoio aos pequenos. “E o nosso grande desafio daqui para frente é no campo da inovação tecnológica. E a inovação quem faz é o pequeno. O grande compra pronto. Quem produz é o pequeno. Nós temos que assisti-los, dar acesso a mercado, dar acesso ao crédito e qualificá-lo para poder enfrentar a concorrência. Aqui, comemoramos 45 anos de amadurecimento para lançarmos as bases para o novo futuro”.

O presidente da ACB Adary Oliveira comemorou a realização do evento e destacou que a escolha do local foi feita pelo próprio palestrante. “Hoje, todos nós aplaudimos a atuação do Sebrae, um orientador do desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. E não podemos esconder o orgulho em abrigar este evento em nossa casa, berço das classes empresarias e comerciais das Américas. Uma entidade que nasceu no Brasil Colônia, vivenciou o Brasil Império, viu o nascimento da República, assistiu a duas guerras mundiais e duas revoluções industriais”, enalteceu.

Presidente do Fórum Empresarial da Bahia e membro do Conselho Deliberativo do Sebrae-BA, Antoine Tawil elogiou a atuação do órgão principalmente na qualificação dos micro e pequenos empreendedores, destacando a atuação do seu quadro de profissionais. “Conheço bem a atuação do Sebrae, inclusive em seus dez escritórios regionais espalhados estrategicamente pela Bahia, e por isso mesmo não poderia deixar de enaltecer a atuação de sua diretoria e quadro de técnicos sempre muito bem preparados para as demandas da classe”.

O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) George Pinheiro também veio participar da comemoração dos 45 anos do Sebrae e falou sobre a importância de Afif Domingos para o empreendedorismo brasileiro. “É importante estarmos reunidos aqui para ouvir a maior referência da atividade empresarial no Brasil. Guilherme faz um trabalho fantástico à frente do Sebrae, e não teria como ser diferente, posto seu histórico, que todos nós bem conhecemos”, destacou.

O superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Khoury também elogiou a presença de Afif Domingos, “uma pessoa que vive o empreendedorismo e que, independentemente de cor partidária, sempre lutou para que o empresariado tenha lugar de destaque”. “Quero agradecer também a Adary Oliveira e Antoine Tawil por esta homenagem. São figuras que conhecem e representam bem os empresários do estado da Bahia”, finalizou.

 

Deixe seu comentário
Equipe Responsável
Revistas