ACB e Sebrae projetam estratégias para 2017


A Associação Comercial da Bahia realizou nesta quinta-feira, 16, a primeira Reunião de Diretoria de 2017. Dentre os temas abordados no encontro, propostas para estimular a performance de micro e pequenas empresas, caminho para a retomada do crescimento econômico do Brasil. Para a atividade foi convidado o superintendente do Sebrae na Bahia, Advhan Furtado, que fez um balanço da atuação do órgão em 2016, além de apresentar as perspectivas para 2017.


Como justificou o presidente Luiz Fernando Queiroz, o Sebrae é um dos mais frequentes parceiros da ACB e nada mais natural que as entidades iniciarem o ano alinhando suas ações. “O Sebrae e a ACB são grandes parceiros e para 2017 queremos estreitar esta relação através de cursos, palestras e capacitação. Por isso, nossa satisfação em convidar o superintendente Advhan Furtado, uma pessoa que merece todos os elogios devido ao grande trabalho que vem fazendo à frente do órgão”, elogiou.


Ao apontar o cenário atual da economia no estado, o superintendente destacou a queda do PIB baiano de 4,5% em 2016, pior resultado desde 2002;o encerramento 16.272 postos de trabalho no estado em dez/2016; a perda de poder aquisitivo da chamada classe média baiana; a dificuldade na retomada das vendas no comércio e os serviços prestados, bem como na indústria; além da retração da demanda interna, juros elevados, deterioração das condições de trabalho.


Ao destacar as estratégias de ação para 2017, com enfoque para o segmento do comércio, Advhan elencou o fomento e fortalecimento de agrupamentos de empresas de um mesmo segmento, utilizando-se das diferentes abordagens para aprimorar a eficiência coletiva; articular e alinhar as expectativas com parceiros, fortalecendo ações conjuntas; implementar a cultura dos indicadores estratégicos na avaliação das ações dos projetos e atividades; fomentar e facilitar o acesso dos pequenos negócios a ações de inovação e à tecnologia; concentrar esforços no atendimento especializado para setor/segmento.


“O momento é difícil e de grandes desafios, mas com certeza irá passar. Empreendedores vivem de sonhos, de criação de futuros positivos possíveis, não dá para ficar imóvel diante das dificuldades. Os empresários têm que aproveitar o momento para olhar para dentro das suas empresas, buscar formas de reduzir custos, serem mais eficientes, aumentarem a produtividade, buscar inovação e criatividade para vender e conquistar clientes e conseguir superar esse momento”, aponta Advhan Furtado.











Tel.: 55 71 3242-4455 | 55 71 3242-0921 | 55 71 3241-7429 | 71 3241-8825
PRAÇA CONDE DOS ARCOS, S/Nº - COMÉRCIO - SALVADOR BAHIA - CEP: 40.015-120
Copyright 2011 Associação Comercial da Bahia.Todos os direitos reservados