ACB e Fundação Faculdade de Direito assinam Convênio para cursos de Mediação e Arbitragem


A Associação Comercial da Bahia e a Fundação Faculdade de Direito da Bahia assinaram nesta quinta-feira, 24 de março, Convênio de Cooperação Técnico-Pedagógica, que tem por objetivo a regulamentação e o desenvolvimento de atividades complementares técnica, cultural e científica, no intercâmbio de experiências, consultoria, treinamento e apoio mútuo em projetos educacionais na área de mediação e arbitragem.


Assinaram o documento o presidente da ACB Luiz Fernando Queiroz, e o presidente da Fundação Faculdade de Direito da Bahia Celso Luiz Braga de Castro que, na oportunidade, enalteceram os meios alternativos para solução de conflitos, cada vez mais comum na sociedade brasileira, principalmente por estarmos diante de uma grave crise que assola o judiciário.


“A assinatura deste convênio abre as portas da ACB para o que há de mais avançado na solução de conflitos”, defendeu o presidente da ACB. Ainda de acordo com o exposto por Luiz Fernando Queiroz, para que ocorra uma aceitação desses meios é necessário que haja uma mudança na maneira de pensar dos cidadãos, ou até mesmo na cultura brasileira, para que passemos a utilizar efetivamente os métodos não convencionais como alternativas para crises.


Para o professor Celso Luiz Braga de Castro o Convênio representa um avanço que irá colocar a ACB à frente do seu tempo. “A Associação Comercial da Bahia, com sua história e tradição, pode colaborar para que a sociedade mude a visão que tem da mediação e arbitragem. Estamos desenvolvendo um modelo para que as partes busquem soluções de conflitos de maneira mais passiva, célere e fecunda”, elogiou.


Cursos Iniciais


As duas primeiras turmas dos cursos de Arbitragem e Mediação estão programados para o mês de abril. Com 144 horas de duração cada, o conteúdo será dividido em nove módulos, com 16 horas/aula cada.


Os participantes do curso de Arbitragem terão acesso a conteúdo sobre Capacitação Básica em Arbitragem, Advocacia da Arbitragem, Procedimento Arbitral, Arbitragem Comercial, Arbitragem em relações de Consumo, Sentença Arbitral, Arbitragem  Internacional, Arbitragem em Contratos Públicos e Arbitragem Trabalhista.


Os módulos do curso de Mediação trazem conteúdo sobre Capacitação Básica em Mediação, Ferramentas de Mediação, Advocacia da Mediação, Procedimento de Mediação Extrajudicial, Mediação Empresarial, Mediação Familiar, Redação de termos de acordo e Mediação na área pública.


Informações sobre os cursos podem ser adquiridas na Associação Comercial da Bahia, através do telefone 71 3242 4455.











Tel.: 55 71 3242-4455 | 55 71 3242-0921 | 55 71 3241-7429 | 71 3241-8825
PRAÇA CONDE DOS ARCOS, S/Nº - COMÉRCIO - SALVADOR BAHIA - CEP: 40.015-120
Copyright 2011 Associação Comercial da Bahia.Todos os direitos reservados