Entidades baianas celebram Centenário de Barachisio Lisboa


Um momento para reflexões sobre o homem e seu tempo. Desta forma transcorreu a cerimônia que celebrou o centenário de nascimento do advogado, professor e empresário Barachisio Lisboa, realizada no Salão Nobre da Associação Comercial da Bahia, nesta quinta-feira, 18 de maio.

Com a chancela da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia, Universidade Federal da Bahia, Universidade Católica do Salvador, Rotary Clube da Bahia e ACB, o evento contou com as presenças de familiares e admiradores, dentre os quais, advogados, políticos, empresários e acadêmicos que, uníssono, destacaram o perfil idealista e de convicções sólidasdo homenageado. “Barachisio nasceu para servir”, definiu o filho Pedro.

Presidente da ACB no biênio 1967 - 1969, Barachisio Lisboa também liderou a Federação das Associações Comerciais da Bahia em um período considerado por muitos como um dos mais profícuos do associativismo empresarial no estado.

“Com visíveis atributos de líder, nada mais natural que presidir a entidade que comandava as atividades empresariais no nosso estado, e envolvia-se com suas questões político-sociais maiores”, destacou o Presidente da ACB Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz que, destacou o homenageado como “um guia para sua geração e um exemplo para as posteriores”.

“Trouxe para discussão na diretoria por ele presidida os temas mais importantes do período, tais como: a cultura do sisal, os juros bancários, a elevada carga tributária estadual e municipal, a revitalização da lavoura do cacau. Preocupou-se com as relações trabalhistas, sobretudo quanto a regulamentação do Fundo de Garantia do Trabalhador. Apoiou políticas de mobilidade urbana para Salvador, relativamente a veículos, cargas e transeuntes”, pontuou Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz.

O Presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, em sua fala, definiu como dever e alegria para a sociedade baiana homenagear a memória de Barachísio Lisboa. “Honrar a memória de Dr. Barachísio Lisboa é de fundamental importância, principalmente no atual momento do país, para que possamos mostrar o quão importante é termos homens éticos, honestos e comprometidos”, enalteceu.

Vida Acadêmica

Representando a Universidade Católica do Salvador, o professor e advogado Antônio José Marques Neto classificou o seu discurso como “o aluno de sempre a saudar a memória do seu mestre de sempre”.

“Para mim, é absolutamente impossível referir-me ao mestre Barachisio, para apenas lhe recortar a marca do professor inigualável que foi, tanto na dimensão de pessoa humana, no seu ser e no seu estar, quanto na dimensão do homem, por detrás da cátedra. Pois, qualquer referência que eu lhe possa fazer, há de ser precedida de uma irrecusável manifestação do sentimento de gratidão, admiração e afeto. As marcas que me deixou, e, seguramente, em muitos dos seus alunos, ao longo do meu processo de formação, criaram raízes tão profundas que nem as tempestades da vida profissional puderam arrancá-las”, proferiu Marques Neto, com o entusiasmo de um jovem acadêmico.

Em nome da Universidade Federal da Bahia e da Faculdade de Direito da UFBA o professor e advogado Francisco Bertino disse ser uma honra e uma oportunidade homenagear uma pessoa sintonizada com ambas as Instituições.

“Dr. Barachisio Lisboa teve uma trajetória de vida impressionante, mas é como pessoa que se revela ainda mais inspirador, o tipo de pessoa que desperta o melhor de cada um. Sempre um verdadeiro humanista, em toda dimensão que podem assumir aqueles que, dente nós, possuem as características para transmitir, pela ação e pelo exemplo, fé no homem e na humanidade, necessária sempre, acima de tudo na escuridão de nosso momento”, enalteceu Francisco Bertino.

Família e fraternidade

“É possível, retrospectivamente, enfrentar o passado, sentir os efeitos dos janeiros vividos e a coerência de uma interativa conduta na prática do Bem, da Verdade e da Justiça”. Foi tomando de empréstimo estas palavras, proferidas por Barachisio Lisboa, que seu filho, Pedro Barachisio, deu início aos agradecimentos da família por tão justa homenagem.

“Esta homenagem, em que se irmanam diversas das entidades com as quais contribuiu, é o melhor exemplo de que a semente lançada brotou e floresce”, destacou Pedro Barachisio.

“Temos o exemplo que o nosso homenageado nos legou. E, tal um monge, vistamos o habito e calcemos as sandálias do pregador. Sem receios dos acidentes do caminho. Atravessemos as noites na busca do conhecimento. Acendamos as velas para não nos afastarmos da verdade, nem da vida, nem do anseio de Justiça”, complementou André Barachisio, também filho do homenageado.

Ao final da cerimônia, o presidente do Conselho Superior da ACB Rubens Araújo, cunhado e amigo pessoal de Barachisio Lisboa, também prestou sua homenagem. “Como seu amigo fraternal e, mais que isso, como grande admirador da sua personalidade, queria apenas acrescentar, como complemento, que a sua saída de cena, tão cedo, quando tanto ainda podia nos dar, foi hoje aqui vivenciada e constatada, e que fica para todos nós como exemplo de solidariedade humana e de grandeza moral”.











Tel.: 55 71 3242-4455 | 55 71 3242-0921 | 55 71 3241-7429 | 71 3241-8825
PRAÇA CONDE DOS ARCOS, S/Nº - COMÉRCIO - SALVADOR BAHIA - CEP: 40.015-120
Copyright 2011 Associação Comercial da Bahia.Todos os direitos reservados