Salvador - 15 de dezembro de 2017
11 de outubro de 2017 - 09:15

Palestrante falará sobre cenário político e econômico brasileiro em encontro empresarial

O cientista político Fernando Schüler falará aos empresários sobre o cenário atual e as perspectivas para os próximos anos

Preocupadas com a desordem na vida política brasileira, que há pouco se descolou da economia, o que vem permitindo que o País volte a crescer, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) estão preparando um encontro em Foz do Iguaçu (PR) que vai se pautar numa agenda econômica para o País.

Economia será a base das palestras e dos debates realizados durante o 4º Fórum Nacional CACB Mil, principalmente no painel que discutirá o cenário político e econômico brasileiro, com o cientista político Fernando Schüler. Apesar de o País ainda passar por crise na política, os analistas do mercado já estão mais otimistas com o crescimento brasileiro para os próximos anos.

De acordo com o Boletim Focus desta segunda-feira (09), a inflação deste ano deve ficar em 2,98%, abaixo da meta central para a inflação em 2017, de 4,5%, que precisa ser perseguida pelo Banco Central.Para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2017, o mercado financeiro manteve sua estimativa de crescimento estável em 0,70%. Já para 2018, os economistas das instituições financeiras elevaram a estimativa de expansão do PIB, de 2,38% para 2,43%. É neste cenário que Fernando Schüler fará sua palestra.

Fernando é titular da Cátedra Insper e Palavra Aberta (voltada à reflexão sobre a liberdade de expressão e de imprensa), Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. É Professor em tempo integral e pesquisador no Insper. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Especialista em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-americana pela Universidade de Barcelona (UB). Foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul e Diretor da Fundação Iberê Camargo. Foi bolsista do Faculty Research Program, do International Council for Canadian Studies, em Toronto, no Canadá. E criador e curador do Projeto Fronteiras do Pensamento.  Possui experiência na área de análise política, com ênfase nas áreas de políticas públicas, história e filosofia política.

O evento

Durante três dias, mais de 1.500 empresários vão debater empreendedorismo e o futuro do País, em um evento organizado conjuntamente pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com patrocínio do Banco do Brasil, Sebrae, Correios e Certisign.

O Congresso Empresarial e a Convenção Anual da Faciap e o 4º Fórum CACB Mil serão realizados no Centro de Convenções do Recanto das Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu, nos dias 18 a 20 de outubro. As entidades preparam uma pauta que engloba empreendedorismo, negócios e inovações em gestão. Também serão temas o Brasil e sua agenda de reformas, focada nas mudanças necessárias e nas atitudes que devem prevalecer para o País reencontrar seu círculo virtuoso do crescimento.

Deixe seu comentário
Equipe Responsável
Revistas