Salvador - 25 de maio de 2018
15 de Maio de 2018 - 09:21

Setor de serviços recua 0,2% em março, diz IBGE

SETOR DE SERVIÇOS RECUA 0,2% EM MARÇO, DIZ IBGE

O setor de serviços recuou 0,2% em março na comparação com fevereiro, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Em relação a março de 2017 (série sem ajuste sazonal), o volume de serviços variou -0,8%, contra -2,3% em fevereiro e -1,5% em janeiro. O acumulado no ano ficou em -1,5% e o dos 12 meses, em -2,0%”, informou o IBGE.

O Brasil vem mostrando dificuldade em engatar um ritmo consistente de recuperação no início deste ano, mesmo em um ambiente de inflação e juros baixos, uma vez que o desemprego segue alto e limita o consumo num ano eleitoral carregado de incertezas. Dados já divulgados pelo IBGE mostraram que a indústria e o comércio também perderam ritmo no 1º trimestre. As vendas do varejo cresceram 3,8% no acumulado no 1º trimestre, a quarta alta consecutiva, porém em um ritmo mais lento do que nos últimos três trimestres.

Já a produção da indústria brasileira caiu 0,1% em março frente a fevereiro, encerrando o primeiro trimestre estagnada, na comparação com o trimestre anterior. Os economistas do mercado financeiro reduziram na última semana a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, de 2,70% para 2,51%, segundo pesquisa Focus do Banco Central.

Fonte: Bahia Econômica

Deixe seu comentário
Equipe Responsável
Revistas