Responsável por cuidar das pautas de interesse dos empresários locais, a Associação Comercial da Bahia (ACB) terá um espaço de conteúdo semanal em A TARDE, a partir da próxima quarta-feira, 23. A coluna “ACB em Foco” divulgará a atuação da entidade e as ações desenvolvidas, de forma que possam ser acompanhadas pelo leitor.
De acordo com o presidente do Grupo A TARDE, João de Mello Leitão, a coluna “ACB em Foco” surgiu através do movimento de aproximação entre o Grupo e a ACB e no interesse em comum em lutar pelo empresariado, gerador de emprego e fomentador da economia.
“O Grupo A TARDE vem buscando cada vez mais pautas e temas de relevância para a população baiana. Com isso, a expectativa da coluna é a melhor possível. A gente continua seguindo as premissas do nosso plano de reestruturação, que é aumentar a relevância de conteúdo”, pontua João.
Mais antiga entidade do gênero no Brasil e nas Américas, a ACB atua ininterruptamente desde sua fundação, em 1811. Protagonista de momentos históricos, seu palácio-sede foi palco de eventos que vão desde o último recital público do poeta Castro Alves até a cerimônia de implantação do Pólo Petroquímico de Camaçari.
Testemunha viva de revoluções históricas e de duas guerras mundiais, a entidade jamais deixou de se renovar e acompanhar os acontecimentos do seu tempo. Com isso, chegou ao século XXI alinhada com ideias e práticas necessárias ao mundo globalizado.
A partir de 2019, uma nova diretoria-executiva foi eleita, formada por empreendedores de vanguarda, capitaneada pelo atual presidente, Mário Dantas. Para o atual vice-presidente da ACB, Paulo Cavalcanti, A TARDE é um veículo que, assim como a associação, possui credibilidade e tradição na Bahia, sendo capaz de atingir o público certo.
“Pensamos no jornal A TARDE como um espaço com capacidade de atingir uma abrangência grande no estado, com tradição, igual a nossa associação. É uma parceria que com certeza vai render bons frutos”, comenta Paulo.
Os leitores podem esperar um conteúdo voltado à defesa das empresas e dos direitos dos empresários. “Hoje nós temos os direitos dos empresários renovados com a condição de função social da empresa, que é geradora de emprego, renda e paga impostos”, enumera o vice-presidente da ACB.
Ações da ACB
A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem é um dos mais expressivos exemplos do novo trabalho realizado pela Associação. A instalação de um conselho consultivo mantenedor, composto por 34 escritórios de advocacia, vem contribuindo para modernizar e aparelhar o órgão, proporcionando aos empresários maior segurança jurídica e uma opção de soluções de conflitos de maneira mais célere e, consequentemente, menos onerosa, além de evitar um possível colapso do sistema jurídico.
Já a implantação de núcleos temáticos tem dinamizado a atuação da entidade, além de promover um ambiente fértil e seguro para as empresas e o empreendedorismo estadual. Como exemplos, o Núcleo Jurídico, composto por 28 advogados de múltiplas especialidades; o Núcleo Empresarial de Gestão de Crise e Reputação, formado por profissionais renomados nas áreas de estratégia e gestão de crise e imagem, pensado primordialmente para este período de pandemia.
Além disso, tem-se o Núcleo Made in Bahia, também com coluna fixa semanal em A TARDE, voltado para a promoção da economia local; o Núcleo de Sustentabilidade, em defesa do crescimento empresarial em equilíbrio com a natureza; e o Núcleo da Micro e Pequena Empresa, alinhado com as iniciativas do setor que mais gera empregos no Brasil.
Além das iniciativas próprias, as parcerias com as demais entidades do cenário comercial têm sido de fundamental importância nesse novo momento da Associação, entre as quais estão o Sebrae, Lide-BA, a Ademi-BA, Abrasel, FCDL, OAB, Fecomércio, Fieb, Faceb, Faeb, ABI, Abase, além do Sinduscon e do Fórum Empresarial da Bahia.
A busca por um ambiente empresarial saudável é o propósito primordial da Associação Comercial da Bahia, que tem se valido, sobretudo nesta pandemia, de inovação, associativismo e ética nas suas práticas. Os 209 anos de tradição da casa estimulam a nova diretoria a seguir em busca de melhores conquistas para os seus associados e para fortalecer a economia local.
O presidente de A TARDE destaca a importância de se disponibilizar conteúdo dos diversos núcleos da ACB não só para os empresários baianos, mas também para aqueles que desejam empreender.
“Nossos leitores vão encontrar conteúdo importante, principalmente para quem está buscando empreender. Estas pessoas podem ficar atentas às informações, porque o que está sendo colocado são discussões dos núcleos da ACB que vão agregar nas tomadas de decisões, com conteúdo e informação de qualidade”, finaliza João Leitão.
A coluna ACB em Foco estará disponível no Portal A TARDE, no impresso e na rádio A TARDE FM.
Fonte: Jornal A Tarde