home

15 pontos turísticos para você curtir Salvador

Um roteiro de oportunidades para se divertir, aprender e se apaixonar nesse verão.

  • 22 de dezembro de 2017 - 10:24

“Ah, que bom você chegou!”

Está dada a largada, começamos o verão. Clima de festas no ar, cheiro de acarajé na praia, ensaios por todo canto e lugares lindos, prontos para serem desbravados.

Reza a lenda que Salvador abriga 365 igrejas, uma para cada dia do ano, será? O que temos certeza mesmo, é que no verão a emoção toma conta da cidade e a capital da alegria se enche de roteiros turísticos, oportunidades de lazer e possibilidades de diversão.

Pensando em te ajudar a conhecer melhor Salvador e ainda viver novas experiências, o Sou Verão fez uma lista com 15 pontos turísticos que todos, baianos e turistas, não podem deixar de conhecer. Vamos passear conosco? #Partiu

1 – Farol da Barra

Segundo existente em todo o continente americano, o Farol da Barra (ou Farol de Santo Antônio) data de 1839, e abriga atualmente o Museu Náutico da Bahia – único do gênero em todo estado. Muito visitado por turistas, costuma ser um excelente ponto para assistir o pôr do sol.

2 – Pelourinho

Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Pelourinho abriga mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18, distribuídos entre ruas, vielas, largos e ladeiras. Famosa por sua história, resistência e pulsar artístico-cultural, tem entre suas preciosidades, a Igreja e Convento de São Francisco, a Fundação Casa de Jorge Amado, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Teatro Miguel Santana.

3 – Feira de São Joaquim

Maior feira livre da cidade, funciona como um dos principais distribuidores de produtos para rituais de candomblé e artesanatos produzidos no recôncavo.

4 – Praia São Tomé de Paripe

Localizada no subúrbio de Salvador, precisamente no extremo sul do litoral, se destaca pelo visual deslumbrante, além das águas calmas e mornas vindas da Baía de Todos os Santos.

5 – Elevador Lacerda

Primeiro elevador urbano do mundo, o Elevador Lacerda recebe o título de ser um dos principais cartões postais de Salvador. Com 72 metros de altura, liga a Cidade Baixa à Cidade Alta, transportando uma média de 900 mil passageiros por mês.

6 – Mercado Modelo

Com arquitetura de estilo neoclássico, o Mercado Modelo foi inaugurado em 1912 para ser um centro de abastecimento da cidade baixa. No total, 8.463 metros quadrados e dois pavimentos abrigam 263 lojas, divididas entre artesanatos, presentes, lembranças e gastronomia, funcionando então como um dos melhores locais para compras de artigos típicos do folclore baiano.

7 – Rio Vermelho

Um dos bairros mais boêmios da capital baiana, o Rio Vermelho concentra ampla variedade de bares, casas de show, boates, restaurantes e hotéis. Famoso pela sua festa em homenagem a Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, tem seu nome reconhecido também por abrigar os pontos de três das mais prestigiadas baianas de acarajé da cidade: Dinha, Cira e Regina.

8 – Ribeira

Cercado de mar, o bairro da Ribeira está localizado na península de Itapagipe – Cidade Baixa, tendo esse nome porque é nessa praia que os barcos de pesca e os saveiros repousam na maré baixa. Famoso pela tradicional Sorveteria da Ribeira, o bairro possui um dos mais bonitos entardecer de Salvador, além de clima agradável e vida noturna sempre ativa.

9 – Santo Antônio Além do Carmo

Um dos bairros mais antigos da capital baiana, o Santo Antônio é reconhecido por ser reduto de artistas, intelectuais e escritores. Com clima de interior, se destaca pelos seus casarões históricos, vistas privilegiadas da Cidade Baixa, além de excelentes hotéis, pousadas, bares e restaurantes.

10 – Farol de Itapuã

Com 21 metros de comprimento, o Farol de Itapuã está localizado na Pedra Piraboca, na praia de Itapuã, sendo um dos mais bonitos cartões postais da cidade.

11 – Igreja do Bonfim

Grande referência da fé baiana, a Basílica Santuário Senhor do Bonfim é um templo católico localizado na Colina Sagrada – Península de Itapagipe. Famosa pela tradicional lavagem de suas escadarias, sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro, costuma receber baianos e turistas para missas, pagamento de promessas e causas impossíveis.

12 – Ponta do Humaitá

Reconhecida como um dos pontos mais bonitos da cidade para contemplação do pôr do sol, é formado por um pátio, uma igrejinha, um convento e um farol.

13 – Solar do Unhão

Conjunto arquitetônico do século XVII, o Solar do Unhão está localizado às margens da Baía de Todos os Santos e abriga o MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia), reunindo obras de pintores brasileiros como Di Cavalcanti, Portinari, Mario Cravo, Caribé e Tarcila do Amaral.

14 – JAM no MAM

Sempre aos sábados, a partir das 18h, o projeto JAM no MAM leva música para o museu, no estilo jam sessions, tendo já recebido artistas como Elza Soares, Toninho Horta, Fernando Sodré e Jurassik Quartet.

15 – Parque da Cidade

Com cerca de 720 mil metros quadrados de área verde, o Parque da Cidade Joventino Silva é uma área de preservação da mata atlântica, que abriga um movimentado anfiteatro com capacidade para 600 pessoas, além de equipamentos de lazer e ginástica, ciclovia, pista de cooper, praças e ampla área para piqueniques.

Saiba Mais

Esportes, música e diversão estão entre as ações propostas pelo projeto Sou Verão – projeto do Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Sabin e Vitalmed. Com atividades esportivas programadas para acontecer em 8 edições – sendo quatro na Ribeira, nos dias 2 e 9 de dezembro e nos dias 6 e 20 de janeiro, e quatro na Barra, dias 16 e 23 de dezembro e 13 e 27 de janeiro – as práticas incluem stand up paddle, caiaque, patins, longboard e frescobol, e serão oferecidas por instrutores que atenderão ao público de forma gratuita com inscrições feitas na hora e no local.

Além do esporte, o projeto conta ainda com o Palco Movimento, levando para as ruas o aulão da FitDance, aulas de ioga, zumba e alongamento, além de coleta de lixo na areia e no mar, e bate-papos com personalidades convidadas pela editoria de Esporte do Correio, sempre das 8h às 12h.

Quando o assunto é música, o shows ocorrerão a partir da última semana de dezembro, com apresentações gratuitas dos artistas e bandas Maglore (23 de dezembro), Pedro Pondé  (6 de janeiro) Larissa Luz e Ministereo Público (13 de janeiro) e Àttooxxá (20 de janeiro). As apresentações estão marcadas para as 19h, no Largo da Mariquita – Rio Vermelho.

Fonte: Jornal Correio da Bahia

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos