acb

A consciência do pertencimento

  • 02 de agosto de 2021 - 08:37

Paulo Cavalcanti – vice-presidente da Associação Comercial da Bahia Instagram: @paulosergiocavalcanti

Você já parou para pensar sobre a importância da sua participação para o funcionamento dos serviços públicos? Já se deu conta da sua contribuição para o bem estar de outras pessoas?

Pois é! Pode bater no peito com orgulho e dizer: eu contribuo, sim! E minha participação é muito importante para a organização desse país.

É graças a você, a sua participação e contribuição, que muita gente consegue emprego, acesso a serviços diversos e assistência social. Direta ou indiretamente, todos fazemos parte do nosso sistema social e, com certeza, somos peças indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país.

Você deve estar se perguntando: por quê? logo eu?

Sim, você mesmo! Até mesmo se estiver desempregado neste momento, sua participação faz parte deste sistema. Basta acordarmos pela manhã que já começam as nossas contribuições através do pagamento de uma infinidade de impostos e contribuições. Isso mesmo! Já acordamos pagando.

Vamos aos dados: você paga 45% de impostos na conta da luz que acende para usar o banheiro, outros 45% na água do banho, 48% na escova de dente, 42% no creme dental. Se o cafezinho for simples, a fatia do imposto é de mais 36%. Se adoçar com açúcar, coloca aí outros 40%. Se for acompanhado de um pãozinho, lá se vão mais 24%, além dos 37% embutidos na manteiga.

Na roupa que vestimos para ir ao trabalho já pagamos 57% de imposto. Nas ligações telefônicas pagamos nada menos do que 45% aos cofres públicos. Ao abastecer o carro, se for a diesel, 57% de impostos saem do seu bolso.

O nosso sistema tributário atinge diretamente tudo aquilo que consumimos. Nós pagamos impostos o tempo todo, até mesmo quando achamos que não estamos produzindo ou consumindo. Até quando recebemos assistência social, como a Bolsa Família, por exemplo, estamos pagando nossa parcela para o custeio de serviços públicos como segurança, educação, saúde e até mesmo para manter os nossos políticos e o poder judiciário.

Este texto é para fazer com que você sinta orgulho de sua participação para a manutenção de tudo que é público. Estimular o seu sentimento de pertencimento, porque você contribui e o que é público, é seu.

Isto é ter consciência cidadã, é ser uma ativista da função social da empresa. É saber que o estado existe para nos servir e servir a todos ao seu redor. Se orgulhe da sua participação na sociedade. Vivencie o sentimento de pertencimento, é você que ajuda manter o Estado brasileiro! Pode bater no peito.

Fonte: Aratu On

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos