artigos

A quarta revolução industrial

  • 13 de julho de 2016 - 12:20

Adary Oliveira – VP da ACB – Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, Espanha

Para quem gosta de ler sobre previsões do futuro certamente vai se deliciar com as dicas sobre a quarta revolução industrial anunciadas pelo cientista Ugo Gollub em conferência que proferiu na Universidade Singularidade, em Messe Berlin, na Alemanha, que passo a abreviar e completar no meu artigo desta quinzena.

Quem poderia imaginar que a Kodak, gigante da fotografia em papel desapareceria em tão pouco tempo e que suas câmeras seriam substituídas pelas câmeras digitais. Como adivinhar que o vidro seria substituído pelo plástico na maioria das embalagens; que a cortiça, usada como isolante térmico, perderia espaço para as resinas de poliuretano; que as fibras têxteis naturais (seda, algodão e lã) enfrentariam a forte concorrência das fibras sintéticas(nylon, poliéster, acrílico);e que os plásticos de engenharia seriam peças usinadas em substituição ao aço na indústria automobilística?

Prepare-se que as substituições não ficarão restritas a bens materiais mas invadirão em pouco tempo a inteligência artificial, saúde, veículos autônomos e elétricos, educação, impressão em 3D, agricultura e empregos.

O UBER, uma simples ferramenta de software, é a maior companhia de táxis do mundo embora não seja proprietário de carros. O mesmo acontece com a AIRBNB que é a maior companhia hoteleira do mundo e não é proprietária de imóveis. Nos Estados Unidos, os advogados jovens já não conseguem empregos pois o WATSON, da IBM, gera aconselhamento legal em segundos com 90% de exatidão, superando os humanos. O WATSON já está sendo usado também no diagnóstico de câncer, obtendo exatidão quatro vezes maior que os profissionais de saúde. A previsão é que em 2030 os computadores se tornarão mais inteligentes que os humanos. Você acredita nisso?

Os veículos autônomos já são uma realidade e dentro de poucos anos a indústria automobilística atual desaparecerá. Os acidentes de trânsito diminuirão drasticamente e o principal negócio das companhias seguradoras não será tão atrativo como agora. As companhias tecnológicas (Tesla, Apple, Google) construirão um computador sobre rodas e os negócios imobiliários mudarão, pois, as pessoas poderão residir em bairros mais distantes.

A energia solar fotovoltaica ficará mais barata. Atualmente já se montam mais instalações de geração solares que fósseis. A mineração de carvão desaparecerá ao redor de 2025. Com eletricidade barata será possível obter água potável através da dessalinização dos oceanos.

No campo da saúde o aparelho médico chamado TRICORDER, já existente, trabalhando com seu telefone, fazendo escaneamento da sua retina, testará a sua amostra de sangue analisando sua respiração. Ao analisar 54 bio-marcadores identificará praticamente qualquer doença. Qualquer pessoa do planeta, em poucos anos, terá acesso a medicina de padrão mundial praticamente de graça.

A impressão 3D já não é mais uma ficção. As impressoras 3D estão cada dia mais baratas e já são impressos vários materiais, de sapatos a peças de reposição para aviões. Você poderá usar seu smartphone para escanear o seu pé e imprimir sapatos perfeitos em sua casa. Hoje já são impressas peças de reposição na estação espacial e na China já imprimiram um edifício completo de escritórios de 6 andares.

A AEROPONIA, técnica de cultivo que consiste essencialmente em manterem as plantas suspensas no ar, reduzirá o consumo de água. Na agricultura haverá um robô agricultor e os agricultores poderão tornar-se gerentes das suas terras ao invés de trabalhar nelas todos os dias. A vitela produzida “in vitro” já está disponível e será mais barata que a vitela da vaca. Serão colocadas no mercado proteínas de insetos, fornecendo mais proteínas que a carne.

O MOODIES é um aplicativo que é capaz de dizer em que estado de humor você está e outros surgirão para dizer se você está mentindo ou não, pela observação de suas expressões faciais.

O BITCOIN é um dinheiro virtual que pode se tornar dominante em breve e poderá até mesmo tornar-se em-moeda-reserva padrão.

Quanto à longevidade, atualmente, a expectativa de vida aumenta uns 3 meses por ano. Há 4 anos a expectativa de vida costumava ser de 79 anos e agora é de 80 anos. Em pouco tempo estaremos vivendo mais de 100 anos em boas condições.

O uso do smartphone está cada dia mais difundido e através da academia KHAN crianças de qualquer país poderão aprender o que uma criança do primeiro mundo aprende na escola.

Organize-se, você está entrando na quarta revolução industrial.

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos