acb

ACB lança série de encontros Diálogos que Transformam

  • 31 de agosto de 2023 - 17:31

Em busca de propostas para a melhoria da competitividade econômica do estado, a Associação Comercial da Bahia (ACB) realizou o primeiro café da manhã da série “Diálogos que Transformam”, nesta quinta-feira (31), reunindo empresários, especialistas e gestores públicos em seu Salão Nobre, no bairro do Comércio.

“O impacto do diesel na economia baiana” foi o tema do primeiro encontro, com apresentações de Walter Tannus, presidente do Sindicombustiveis, Iara Andrade Schimmelpfeng, diretora de Operações e Suprimento da Petrobahia, Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais e Comunicação da Acelen, André Joazeiro, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, e Ângelo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia.

Coube ao presidente da ACB Paulo Cavalcanti mediar o encontro, que terá seguimento com temas como projetos de infraestrutura, reformas tributária e administrativa, código de defesa do contribuinte, segurança pública e educação de qualidade. “O propósito dos ‘Diálogos que Transformam’ é elevar a Bahia a uma merecida posição de destaque no cenário nacional. Para isso, precisamos pensar coletivamente, com consciência cidadã participativa, apresentando e discutindo ideias relevantes para o ambiente empresarial, geração de empregos e renda para os baianos”, destacou.

O secretário André Joazeiro usou sua fala para elencar projetos do governo voltados para a transição da matriz energética na Bahia, com destaque para as inciativas em desenvolvimento com o setor privado, como o Parque Tecnológico de Transição Energética, que conta com a parceria da Acelen.

Já o gestor de Desenvolvimento Econômico classificou o projeto como importante fórum de diálogo e apresentação de ideias a favor do estado. “Falamos muito em inovar para transformar. E hoje uma instituição bicentenária, que é a Associação Comercial da Bahia, nos convida a dialogar para transformar”, elogiou Almeida.

Ao falar sobre os investimentos da Acelen programados para a Bahia, Marcelo Lyra destacou o diesel renovável e querosene de aviação sustentável, e também abordou a questão da variação do preço do combustível vendido pela companhia em relação ao produzido em outros estados, problema atribuído à oscilação do preço do petróleo no mercado internacional. “O que tá faltando é todo mundo sentar à mesa e buscar o diálogo, fundamento para toda solução duradoura”, sugeriu.

A diretora da Petrobahia, por sua vez, alertou para a perda de competitividade econômica ocasionada pelo preço do diesel mais caro praticado na Bahia, com acentuada queda na arrecadação de ICMS no estado. “A população da Bahia, além de pagar a conta de uma logística muito mais cara, está perdendo ICMS. Se o caminhoneiro abastece antes de entrar na Bahia e depois que saí do nosso estado, o governo está perdendo 100% do ICMS”, alertou Iara Andrade.

Como declarou o presidente do Sindicombustíveis, é importante debater com a refinaria, as distribuidoras e os revendedores de combustíveis, encarregados de vender os produtos para os consumidores finais. “Vamos precisar de apoio político e, no momento, a Bahia está muito bem representada com o líder do governo no Senado, que é o senador Jaques Wagner, que sempre teve uma relação muito forte com o setor, além do ex-governador Rui Costa ocupando um cargo importantíssimo como ministro da Casa Civil. Com isso, tenho certeza que juntos buscaremos e encontraremos soluções”, finalizou Tannus.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725