acb

ACB lançará certificação da Função Social da Empresa

  • 13 de outubro de 2021 - 09:31

Paulo Cavalcanti – vice-presidente da Associação Comercial da Bahia e coordenador da C-GESCON

O Brasil atravessa um momento de insegurança jurídica e polarização política sem precedentes na história recente da nossa democracia. Diante deste ambiente e da sua luta histórica em defesa das classes produtivas do país, sobretudo dos direitos e princípios constitucionais, a Associação Comercial da Bahia (ACB), em parceria com a Fundação Paulo Cavalcanti, está lançando a Certificação da Gestão com Consciência da Função Social da Empresa (C-GESCON). Primeira certificação do gênero no país, o objetivo do instrumento é aproximar e criar harmonia entre as pessoas jurídicas, as instituições públicas e a sociedade civil.

Idealizada e coordenada pelo vice-presidente da ACB, Paulo Cavalcanti, a C-GESCON busca o reconhecimento da população brasileira de que são as empresas que pagam impostos, geram empregos, desenvolvimento tecnológico e econômico e, consequentemente, bem-estar social. “Precisamos estimular que as pessoas em geral criem esta consciência sobre o papel das pessoas jurídicas e a fundamental necessidade de preservação e valorização das suas atividades”, argumenta o líder empresarial.

Como explica, as empresas certificadas pela C-GESCON passam a ganhar um amparo legal enquanto se defendem de acontecimentos que se caracterizem por excessos das autoridades públicas e crises de reputação. “Não é interessante para ninguém, inclusive para a gestão pública, que uma empresa encerre suas atividades, a geração de renda e empregos, enquanto seus gestores passam por fiscalização e julgamento. Por isso, mantemos um grupo voluntário de advogados e gestores de crise e reputação para prestar o imediato atendimento aos associados certificados, estancando as ações destruidoras, muitas vezes desproporcionais”, explica Cavalcanti.

Com atuação transparente, inclusive com a participação das instituições fiscalizadoras e de controle, o programa C-GESCON garante que as empresas certificadas sejam reconhecidas por sua atuação responsável e gestão com consciência da função social. Segundo Cavalcanti, é indispensável o amplo reconhecimento de que sem as pessoas jurídicas, sem os empreendimentos privados, não há receita para manter o serviço público, o pleno emprego e a diminuição da desigualdade social. “É atuando juntos, sem este clima de polarização, mas de construções e proposições, que teremos um ambiente mais seguro e próspero para todos”, argumenta Cavalcanti.

Publicada às quartas-feiras, a coluna mostra a atuação da Associação Comercial da Bahia na defesa do empresariado baiano

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos