Nos últimos 30 anos, a cidade de Salvador vem passando por um processo de descentralização de suas atividades econômicas, comerciais e de serviços, impulsionada sobretudo pela explosão demográfica que, entre 1940 e 2021, fez a população passar de 290.443 para 2.900.139 habitantes.
Para acompanhar esta nova dinâmica, a Associação Comercial da Bahia (ACB), em parceria com o Sebrae, o BNB e a Prefeitura de Salvador, está lançando o programa ACB nos Bairros, voltado para o desenvolvimento econômico e social nas distintas regiões da cidade, com fortalecimento e competitividade dos negócios e empreendimentos locais.
Como explica o vice-presidente da entidade, Paulo Cavalcanti, o ACB nos Bairros se espelha na Lei 8.376/2012, que cria as prefeituras-bairro em Salvador, áreas de identidade própria e moradores com sentimento de pertencimento, cuja necessidades passaram a ser atendidas localmente com diversos serviços financeiros, de saúde, de educação, bem como com acesso ao comércio em geral, sem a necessidade de deslocamento para outras regiões da cidade.
“Hoje, Salvador conta com bairros com populações maiores do que muitos municípios. Se pretendemos realmente promover o desenvolvimento destas localidades, precisamos também defender e proteger os interesses comuns dos empresários locais, fazer com que eles se sintam representados e tenham o reconhecimento e a valorização da função social dos seus empreendimentos”, justifica Cavalcanti.
Na primeira fase do programa serão realizadas ações nas regiões de Subúrbio/Ilhas e Itapuã/Ipitanga e, até o final do ano, alcançando também Cajazeiras, Brotas/Centro e Liberdade/São Caetano.
Consultor executivo do projeto, Adriano Figueira destaca algumas ações que estão sendo programadas, como seminários de empreendedorismo, identificação e formação de lideranças, articulação com meios de comunicação para apresentação destes territórios, suas especificidades, cultura e divulgação das ações de apoio empresariais que ocorrerão durante o projeto; oficinas sobre vigilância sanitária, boas práticas de produção, alvarás de funcionamento e licenças, publicidade e bombeiros, ações promocionais geradoras de fluxo, abertura e regularização de MEI, orientação para migração de porte, festival gastronômico com as iguarias locais, Feirão Limpa Nome e Feirão de Crédito Especial para os negócios do bairro, com condições especiais com foco em competitividade e inovação.
“O programa ACB nos Bairros vai levar a representação e as soluções da entidade diretamente aos diversos bairros de Salvador, com um olhar diferenciado para estes recortes da cidade. As entidades empresariais ainda estavam muito centralizadas em suas atuações, daí a importância desta proposta da ACB, que cria vínculos diferenciados com estas regiões”, complementa Figueira.
Nesta primeira etapa, o ACB nos Bairros está identificando representantes locais para que passem a atuar como lideranças dos bairros. Os interessados podem obter mais informações por meio do telefone (71) 3242-4455, ou no e-mail secretariadadiretoria@acbahia.com.br.