A Associação Comercial da Bahia (ACB) lamenta profundamente o falecimento do seu atual vice-presidente e um dos mais longevos diretores em atividade, Marcos Galrão Cidreira, ocorrido no dia 16 de novembro de 2024.
Cidreira representava muito mais que um líder associativista dedicado; era um amigo querido por todos, cuja generosidade e presença tocava profundamente aqueles que tinham o privilégio de conhecê-lo. Sua vida foi marcada por uma trajetória admirável, com contribuições significativas para a ACB, para o bairro do Comércio que tanto amou e lutou para revitalizar, e para o desenvolvimento da Bahia como um todo.
Com realizações que impactaram positivamente diversas áreas, seria impossível listar todas as suas contribuições. Mas destacamos algumas que refletem seu compromisso e dedicação.
Entre 1992 e 1995, desempenhou um papel significativo como deputado estadual, período em que presidiu e participou de importantes comissões voltadas ao desenvolvimento econômico e turístico da Bahia. Durante o primeiro mandato do prefeito João Henrique Carneiro (2005-2008), atuou como coordenador geral do Escritório de Revitalização do Comércio, liderando esforços para atrair investimentos de um grupo empresarial português voltados à restauração de prédios históricos e da arquitetura eclesiástica. Anos mais tarde, em 2013, assumiu a posição de diretor de projetos no Consórcio Fonte Nova Participações, contribuindo para a requalificação do comércio e dos serviços no entorno da Arena Fonte Nova.
Na ACB, ingressou em 2007 e, desde então, destacava-se como diretor dos mais atuantes. Em 2019, assumiu a vice-presidência, durante os dois biênios da gestão de Mário Dantas, e seguia no cargo na gestão do atual presidente Paulo Cavalcanti, no biênio 2023-2025. Sua dedicação à instituição foi notável e deixa um legado que inspira todos os que conviviam com ele.
Como destaca o presidente Paulo Cavalcanti, Marcos Cidreira foi o estrategista e arquiteto que deu início à renovação da Associação Comercial da Bahia, em 2019, com a gestão do presidente Mário Dantas.
“Marcos sempre foi um lutador, alguém que acreditava profundamente na força das instituições de classe e na importância da ACB como a entidade pioneira, a casa-mãe do associativismo e a verdadeira casa de pressão. Ele nunca aceitou que essa Casa, símbolo histórico e referência para o desenvolvimento do país, perdesse sua relevância e visibilidade. Para Marcos, a ACB era a base para o fortalecimento das empresas, da sociedade e da relação entre quem produz e as instituições públicas, promovendo a verdadeira consciência cidadã. Seu legado representa não apenas o estrategista e o defensor do bem-estar social de todos, mas um verdadeiro símbolo de quem busca sempre construir o melhor para toda a sociedade”,
Também vice-presidente da ACB, Carlos Gantois expressou seu pesar.
“A sentida e prematura partida de nosso querido amigo Cidreira deixa uma grande lacuna no meio empresarial, político e social baiano, em particular na nossa bicentenária ACB, entidade que ele sempre defendeu e à qual muito contribuiu. Perdemos um grande e leal amigo e companheiro de luta. Que Deus o acolha, conforte toda a família e os amigos. Deixa muitas saudades e um exemplo de vida.”
O ex-presidente Mário Dantas também manifestou suas condolências.
“Uma grande perda! A dedicação de Marcos a esta bicentenária Casa sempre foi impressionante. Ele foi o arquiteto responsável pela nossa entrada na Associação e esteve sempre combatendo, de forma aguerrida, o bom combate em defesa da causa empresarial. A ACB está de luto e lamenta a perda de seu diretor. Que Deus o receba com a sua misericórdia e que dê forças aos familiares e amigos para superarem a dor da perda.”
Diretor da ACB, o deputado estadual Eduardo Salles também manifestou seus sentimentos pela perda do amigo.
“Um amigo, um irmão da minha vida, uma luz no caminho de quem passasse ao seu lado. Foi competente em tudo ao que se propôs a fazer, seja na iniciativa privada, no setor público, no legislativo, mas sua especialidade mesmo era cuidar da sua família e dos seus amigos. Disso ele nunca abriu mão até seus últimos momentos.”
A ACB se junta à ALBA no luto oficial de três dias em memória de Marcos Galrão Cidreira, que deixa um exemplo de dedicação e amor pela Bahia.
À família e aos amigos, estendemos nossa solidariedade neste momento de dor e perda. Que Deus os conforte e lhes dê força para superar essa despedida tão difícil.
A cerimônia de cremação será realizada hoje, 17 de novembro, às 15h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. O velório ocorre a partir das 12h, na capela H.
Marcos Galrão Cidreira: um legado de dedicação.
Associação Comercial da Bahia