noticias

Aplausos para a Câmara de Comércio Argentina-Bahia

  • 03 de março de 2017 - 12:33

Adary Oliveira – VP da ACB – Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, Espanha

Além do intercâmbio turístico e de jogadores de futebol, Bahia e Argentina sempre estiveram um perto do outro especialmente no mundo dos negócios. Isso pode ser confirmado com pelo menos três acontecimentos que marcaram o estreitamento das relações dos baianos com os hermanos no campo industrial: a Sibra, no Centro Industrial de Aratu, o Polo Petroquímico e a Ford,em Camaçari.

A Eletrosiderúrgica Brasileira S.A. – Sibra, usando tecnologia da empresa argentina Siderúrgica Grassi, foi o maior empreendimento industrial da época. Exigiu uma linha de transmissão direta e exclusiva da hidrelétrica de Paulo Afonso e passou a consumir mais energia do que Salvador.O Polo figura como leal exportador de resinas plásticas e têxteis e importador de nafta, está para complementar a produção das refinarias brasileiras. A Ford de Camaçari tem na Argentina seu maior comprador internacional de automóveis e por seu porto ingressam autopeças e veículos de fabricação argentina para todo o território brasileiro. A importação de automóveis, trigo, malte e insumos petroquímicos ocupou com cerca de 12% a pauta baianade 2016. A Argentina é o país que mais importa bens fabricados na Bahia, e a Bahia é o quarto estado brasileiro importador de produtos argentinos.

Portanto, pode-se considerar mais que legítimo o Protocolo de Intenções assinado no dia 22/02 deste ano entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia – Fecomércio, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Fieb, a Embaixada da República Argentina no Brasil e o Consulado Argentino em Salvador, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia.

Por mera coincidência o Protocolo foi assinado um dia após a entrada em vigor do Acordo de Facilitação de Comércio da Organização Mundial do Comércio – OMC dirigida pelo baiano Roberto Carvalho de Azevêdo. Há uma expectativa por parte do governo brasileiro de que esse acordo estimule as vendas para Argentina pois as novas regras beneficiarão, espera-se, de maneira especial, os países em desenvolvimento, tendentes a impor uma burocracia considerada excessiva no desembaraço de mercadorias, em especial os bens manufaturados, mergulhados em acirradas competições.

A Secretaria de Comércio Exterior – Secex deverá criar o Portal Único, ferramenta para resolver trâmites de importação e exportação em um só lugar, para fazer valer as 47 medidas que deverão facilitar o comércio entre os países membros da OMC. Aliás, esse acordo está sendo celebrado como primeiro acordo com participação de todos os membros da OMC desde sua criação em 1995, com méritos para Roberto Azevedo. A propósito, no dia 24/02 a Secex realizou a primeira reunião do Comitê Nacional de Facilitação do Comércio – Confac, órgão criado para monitorar a adoção das medidas de desburocratização.

Além das justas ovações para o Diretor Geral da OMC, merece registro especial a iniciativa do Consul Geral da Argentina em Salvador, Mariano Vergara, que no pouco tempo que está em Salvador deixou marcado com  ações positivas o bom relacionamento que a Bahia sempre cultivou com a Argentina. A Câmara Empresarial de Comércio Argentina-Bahia poderá funcionar com pragmatismo e objetividade, fortalecendo o comércio internacional da Bahia e contribuindo para dar novo ânimo ao Mercosul, carente que está de reanimação.

Quando parece que tudo está perdido, com o desemprego crescente, paralisação sem igual do comércio varejista, queda na produção industrial e pressão do governo com elevação das tarifas tributárias, eis que surgem ideias novas de empresários dinâmicos e criativos em busca de alternativas alentadoras e capazes de superar os momentos de crise.

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos