1. Associação Comercial da Bahia

  2. Associe-se
  3. 28
Consulta SCPC
SCPC
Home / Artigo Presidente /

As Câmaras Setoriais da ACB

ACB OPINIÃO 322

12 de setembro de 2018 - 09:19

Adary Oliveira – Presidente da ACB

Não é verdadeira a afirmação de que o baiano não é associativista, contrariando a Teoria da Motivação Humana do psicólogo americano Abraham Maslow (1908-1970) que afirma que o ser humano, depois de terem suas necessidades fundamentais atendidas vai em busca das necessidades de segurança, agrupamento social, estima, autorrealização e autotranscendência. Ele apenas foge das participações que considera perda de tempo por falta de objetivos claros e pragmáticos.

No campo da realização dos negócios ou do desenvolvimento de atividades que contribuam com informações, conhecimentos e parcerias, ou mesmo de uma simples e valiosa dica, as Câmaras Setoriais que estão sendo implantadas na Associação Comercial da Bahia (ACB) estão cumprindo seu papel. Acham-se em pleno funcionamento as câmaras de Empresários do Comércio, Turismo e Consultoria e em organização as de Entretenimento, Serviços de Saúde e Serviços Portuários.

A Câmara dos Empresários do Comércio, formada por lojistas e proprietários de imóveis do bairro do Comércio, coordenada por Manoel Castro Carreiro, das Lojas Castro’s, está empenhada no projeto de Revitalização do Comércio. Este plano ganhou reforço da Prefeitura de Salvador com o anúncio do prefeito ACM Neto de transferir 80% da administração municipal para o Comércio, já tendo definido a ida das primeiras seis Secretarias, entre 17 existentes, parte delas acompanhadas dos órgãos da administração descentralizada a elas vinculados.

A Câmara de Turismo, liderada por Pedro José Galvão Nonato Alves, ex-secretário de Turismo do Estado da Bahia, reúne empresários de toda a cadeia produtiva do turismo, incluindo agentes de viagens, concessionárias de aeroportos e estações rodoviárias, profissionais de transporte (aéreo, terrestre e marítimo), proprietários de hotéis e centros de convenções, promotores, receptivos, etc. Tal Câmara acompanha de perto os serviços de construção do Centro de Convenções que está sendo levantado no local onde funcionava o antigo aeroclube e deverá ficar pronto até setembro de 2019.

A Câmara de Consultoria, dirigida por Paulo Augusto de Oliveira Lopes, conhecido head hunter soteropolitano, agrega profissionais da área de consultoria que atuam na Bahia. Apoiada pela ACB e pelas classes produtivas, esta Câmara vai atuar junto aos governos e companhias contratantes de serviços de consultoria para que as empresa baianas sejam convidadas a participar das licitações, por ocasião de contratações de serviços. Muitas vezes os consultores baianos são subcontratados por empresas do Sul e Sudeste, vencedoras de concorrências, por falta de informação dos contratadores, para não falar em outros descuidos.

A ACB pretende organizar outras Câmaras Setoriais sempre que houver interesse por parte dos empresários baianos e sempre que a atividade correspondente se revelar oportuna e merecedora de atenção especial. Num momento em que a economia dá sinais de recuperação é de integral importância que todos se unam em torno dos afazeres comuns para que venham a ter maior participação nos negócios, garantindo aqui volume crescente de oferta de empregos.

A ACB, que já pratica serviços de certificação de origem, certificação digital e certificação de exclusividade, ao lado da sua referenciada Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, amplia seus serviços para associados e comunidade empresarial da Bahia. A Revitalização do Comércio, a reconquista do turismo com o novo Centro de Convenções e, o fortalecimento da atividade de consultoria, são elementos que figuram permanentemente na pauta de suas reuniões de trabalho. A bicentenária ACB cumpre assim seu papel primordial, garantindo a continuidade de sua existência com o passar dos tempos.

Tags

Deixe seu comentário

Maiara Chaves de Oliveira
Secretária Executiva

Maiza Almeida
Secretária Executiva

www.acbahia.com.br
presidencia@acbahia.com.br
secretariadadiretoria@acbahia.com.br
comissoestematicas@acbahia.com.br
71 - 3242 4455
71 - 99964 5725