A Associação Comercial da Bahia (ACB) começou a distribuir na manhã desta sexta-feira (24), máscaras de proteção na Estação da Lapa. A ação acontece com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e o governo do Estado. A entrega de máscaras também deve acontecer nas estações de transbordo de Pirajá, Acesso Norte e Mussurunga, assim como nas estações de trens do Subúrbio Ferroviário.
Segundo o presidente da ACB, Mário Dantas, a campanha já arrecadou o suficiente para distribuir 200 mil máscaras. “Nós procuramos praticar a solidariedade, pegamos doações de empresários, pessoas físicas, doações de toda a sociedade e resolvemos doar máscaras porque acreditamos que esta é uma ação que pode efetivamente resultar na redução do contágio do vírus, e essa redução pode nos ajudar a alcançar o tão almejado achatamento da curva. Esse achatamento pode ajudar a sociedade como um todo, inclusive na questão de ter uma maior brevidade do momento em que os cientistas entenderem que pode haver uma reabertura de certos setores da economia”, disse.
O secretário da Semob, Fábio Mota, destacou as ações que a prefeitura vem realizando com o intuito de conscientizar a população. “Começamos uma ação preventiva desde quinta-feira, estamos distribuindo folders, máscaras, estamos com nossos agentes com o apoio da Guarda Municipal tentando conscientizar. A intenção é conscientizar as pessoas. A Organização Mundial já recomenda o uso da máscara como fundamental para não proliferação desse vírus. A partir de segunda quem estiver sem máscara não vai embarcar no sistema de transporte público, a partir de segunda vamos fazer blitz nas estações”, ressaltou.
Ainda de acordo com Mota, as concessionárias foram orientadas para que os rodoviários não permitam o embarque de passageiros sem máscaras. “É uma ação em favor da vida, é uma ação em favor da consciência das pessoas, que estiver sem máscara está correndo risco de vida e colocando em risco a vida de outras pessoas”.
Desde a última quinta-feira (23) que é obrigatório o uso de máscaras no transporte público municipal, em ambientes de trabalho – para funcionários e clientes – e em veículos particulares com mais de uma pessoa.
Fonte: Bocão News