noticias

Atlas Socioambiental do Recôncavo Baiano é lançado na ACB

  • 28 de julho de 2016 - 20:28

A Associação Comercial da Bahia realizou Sessão Extraordinária na tarde desta quinta-feira, 28/07, em parceria com o Rotary Bahia de Todos os Santos, para o lançamento do Atlas Socioambiental do Recôncavo Baiano. Primoroso trabalho do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima), da Ufba, organizado pelas professoras Tania Mascarenhas Tavares e Dária Cardoso Nascimento, a publicação conta com análises abrangentes de territórios secos e molhados de 22 municípios, focando a dinâmica socioeconômica, evolução político administrativa e a legislação desde as capitanias hereditárias.

Durante o encontro, a professoras Tania Mascarenhas Tavaresfez uma apresentação comentada do Atlas. Segundo ela, a melhoria da qualidade socioambiental do Recôncavo Baiano é tarefa complexa e demanda uma compreensão abrangente e integrada dos seus componentes biofísicos, sociais e econômicos.

“Durante os últimos 30 anos, muitos dados sobre os recursos naturais e a qualidade ambiental do Recôncavo vêm sendo gerados, a maior parte resultado do desenvolvimento de monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Parte desses resultados é divulgada em publicações científicas, no Brasil ou no exterior, de forma dispersa.O Atlas Socioambiental do Recôncavo: Estado da Bahia, sistematiza e consolida na forma de cartogramas/mapas, gráficos e textos explicativos grande parte dessas informações, acrescentando dados geográficos e sociais mais relacionados ao tema obtidos de instituições oficiais”, detalha Tania Tavares.

Como comentou Eduardo Athayde, diretor da ACB e do WWI-WorldwatchInstitute no Brasil, a Baia de Todos os Santos conta com um emaranhado de leis que dificultam o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável o em toda região. “A BTS, sede natural da Amazônia Azul e integrante do Clube Mais Belas Baías do Mundo, ganha agora o Atlas Socioambiental do Recôncavo com informações precisas, cientificamente elaboradas sobre recursos não mercantis, que ajudam na preservação e agregam valores aos recursos que podem e precisam ser empreendidos e mercantilizados, para gerar riquezas e o desejado desenvolvimento socioeconômico”.

Entusiasta do desenvolvimento socioeconômico da BTS, o vice-presidente da ACB Adary Oliveira elogiou a quantidade de informações preciosas contidas no Atlas. “Só nos cabe parabenizar a professora Tania Tavares e toda sua equipe pelo lançamento de um trabalho que certamente terá muitos desdobramentos no futuro. Estamos assistindo o desabrochar de uma semente valiosa”, disse.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos