O Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, visitou o Palácio da Associação Comercial da Bahia nesta sexta-feira, 16, quando foi homenageado pelos serviços prestados durante sua passagem pela Bahia.
Recepcionado pelo presidente Adary Oliveira e diretores da casa, o brigadeiro fez uma visita às instalações do prédio e seu acervo histórico, onde pode conhecer detalhes do empreendedorismo no estado, através da história de grandes baianos como Rômulo Almeida, Luiz Tarquínio e Clemente Mariani.
Promovido a coronel em 2010, quando assumiu o comando da Base Aérea de Salvador, atual Ala 14, o comandante modernizou a Base Aérea de Salvador e ampliou as atividades de Assistência Médica Hospitalar, modernizando o hospital. Natural do Rio de Janeiro, o brigadeiro Ary Soares Mesquita trouxe para a capital baiana o P-3 AM Orion, aviões de patrulha marítima que foram empregados na vigilância das águas territoriais brasileiras.
Durante a visita, o brigadeiro foi laureado com a Medalha Comemorativa aos 200 Anos da ACB, cunhada pela Casa da Moeda, entregue pelo presidente da instituição. “Parabéns pelo seu currículo. Suas realizações profissionais, sobretudo durante sua passagem pela Bahia, o credenciam a todas as homenagens. O senhor é um homem que sabe honrar as Forças Armadas Brasileiras”, disse o presidente Adary.
Ao agradecer a homenagem, o brigadeiro Ary Mesquita estendeu o reconhecimento a toda corporação que comanda, destacando as campanhas sociais desenvolvidas junto à população menos favorecida, a exemplo de saúde bucal e distribuição de donativos.
“Passo o comando na Bahia e não escondo a minha tristeza em deixar esta terra que sabe acolher como poucas. Aqui, eu e minha família nos sentimos acolhidos e isso só faz aumentar meu carinho por este povo”, declarou o brigadeiro Ary Mesquita.
Texto: Antonio Nykiel