acb

Bruno Reis fala na ACB sobre desafios e perspectivas para Salvador

  • 02 de dezembro de 2019 - 11:07

O Vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, desde o início de 2019 à frente da pasta de Infraestrutura e Obras Públicas do município, esteve na sede da Associação Comercial da Bahia, na noite desta quinta-feira (28), quando palestrou durante Reunião Plenária da entidade. A convite do presidente da ACB, Mário Dantas, o gestor público falou sobre desafios e perspectivas para a capital. ‘Vim aqui para apresentar um apanhado geral sobre as estratégias de gestão adotadas para Salvador”, destacou Reis.

“Bruno Reis conhece Salvador como poucas pessoas conhecem. Acredito que ele já esteve em praticamente todas as localidades do município, pois fala com precisão sobre qualquer região. Além do mais, quem conhece a história pessoal, das superações desde criança em Juazeiro até onde ele está hoje, sabe o quanto ele é preparado para a gestão pública”, destacou Mário Dantas.

Como ressaltou o vice-prefeito, a prefeitura tem buscado projetar Salvador para o futuro de forma planejada, com ações estratégicas que deixarão um legado permanente para a cidade. “O principal desafio da capital baiana, hoje, é promover o desenvolvimento econômico gerando emprego, renda e reduzindo as desigualdades sociais”, destacou.

Bruno Reis disse ainda que a Prefeitura vem promovendo um conjunto de ações para estimular a economia, com iniciativas que possibilitem segurança jurídica, incentivos fiscais, desburocratização e simplificação dos processos para a implantação de novos empreendimentos e expressivos investimentos públicos e privados.

Como exemplo destas ações, o vice-prefeito destacou a redução da alíquota do ISS, diminuição da outorga onerosa, desconto no IPTU e parcelamento do pagamento do ITIV, implantação do PIDI (Plano de Incentivo ao Desenvolvimento e Inovação) para estimular a instalação de empreendimentos na região do Centro Histórico e da Barra, o Programa de Parcelamento Incentivado Especial (PPI Especial) para o setor hoteleiro, permitindo o pagamento de dívidas tributárias municipais com desconto de até 100% de multa e encargos moratórios e desconto no valor do IPTU para os hotéis, limitado a 40% do imposto anual devido, para quem fizer investimentos em inovação, requalificação da infraestrutura, modernização das instalações e qualificação dos funcionários.

Além de citar obras e projetos estruturantes realizados em toda cidade, Bruno Reis também falou do conjunto de intervenções que a prefeitura está realizando na região do Centro Histórico, com destaque para o bairro do Comércio. Como citou, são obras que ultrapassam a casa dos R$ 300 milhões em investimentos. Alguns exemplos apresentados foram: a requalificação da Avenida Sete, da Praça Castro Alves e do Terreiro de Jesus, a construção do Museu da Música Brasileira e do Arquivo Público de Salvador, a requalificação das muralhas do Frontispício de Salvador e dos arcos da Ladeira da Montanha, a recuperação do Elevador do Taboão, que não funciona há mais de 50 anos, as reformas da Avenida Miguel Calmon, a Praça da Inglaterra, a Praça Cairu, a reforma no Mercado Modelo e a revitalização da Praça Marechal Deodoro.

Otimista, Bruno Reis disse ainda que Salvador passou a ter independência financeira, “sendo capaz de investir em grandes obras estruturantes, além de novas unidades de saúde, escolas, conjuntos habitacionais populares, reforma de casas em bairros carentes, recapeamento asfáltico, praças, campos, quadras, obras de contenção de encostas”.

O vice-prefeito disse também que “Salvador voltou a estar na moda”. Segundo informou, neste verão, a tendência é de crescimento no número de turistas que vão desembarcar na capital baiana. “Apenas em navios de cruzeiros, a estimativa é receber 165 mil visitantes, o que representa 10% de aumento em relação ao fluxo da temporada 2018/2019, segundo a Associação Internacional de Cruzeiros (Cruise Lines International Association – Clia). Até o final do ano, o aeroporto de Salvador receberá mais 62 novos voos regulares domésticos semanais, sendo 19 com destino ao interior da Bahia”, pontuou.

“O soteropolitano voltou a ter orgulho de viver em Salvador. Isso se deve ao resgate da autoestima da população, que percebe a cidade mais bonita e agradável, a partir das melhorias e dos avanços em todas as áreas nos últimos seis anos e meio”, finalizou o vice-prefeito Bruno Reis.

Texto: Antônio Nykiel

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos