acb

Certificação da Função Social da Empresa é lançada pela ACB

  • 18 de novembro de 2021 - 09:19

O presidente do Grupo A TARDE, João de Melo Leitão, esteve presente no evento, assim como o diretor de Relações Institucionais Luciano Neves.

A Associação Comercial da Bahia (ACB) e a Fundação Paulo Cavalcanti promoveram, nesta quarta-feira, 17, na Casa do Comércio, em Salvador, um almoço para o lançamento oficial da Certificação da Gestão Consciente da Função Social da Empresa (C-Gescon). O encontro contou com a presença de empresários, líderes associativistas, juristas, gestores públicos e parlamentares.

O presidente do Grupo A TARDE, João de Melo Leitão, esteve presente no evento, assim como o diretor de Relações Institucionais Luciano Neves. A certificação é a primeira iniciativa do gênero no país e possui o intuito de destacar o papel das empresas e dos empresários enquanto cumpridores de sua função social, principalmente em relação à geração de empregos, renda, tributos e bem estar social.

De acordo com o idealizador do programa, Paulo Cavalcanti, a iniciativa apartidária e sem fins lucrativos foi pensada e desenvolvida para a promoção e reconhecimento da importância do empreendedorismo em nosso país.

“Com medidas pacificadoras de combate à criminalização e demonização das empresas, a C-Gescon busca uma aproximação mais saudável com os órgãos públicos de controle e fiscalização, reafirmando compromissos com princípios lícitos, éticos e morais”, pontua o líder empresarial.

O objetivo da C-Gescon será atuar como um mecanismo para tornar o ecossistema empresarial mais seguro, transparente e próspero. Dessa forma, haverá o comprometimento, por parte da ACB, em defender as empresas certificadas através dos núcleos Jurídico, Empresarial de Gestão de Crise e Reputação, além do Grupo Especial de Defesa da Função Social da Empresa.

“Trata-se de uma ação em busca da valorização da empresa e, tão fundamental quanto, da busca da união de todas as classes empresariais. É uma Certificação que nasce em plena sintonia com os objetivos da ACB”, completou o presidente da entidade, Mário Dantas.

A base da certificação está no atendimento dos requisitos do protocolo de gestão consciente, baseado em normas internacionais e nacionais, como explica Flávio Pimentel, responsável técnico pela implantação da C-Gescon.

“Será similar a um Sistema de Gestão baseado em Normas como SGQ – ISO 9001, SGA – ISO 14001, SGSSO – ISO 45001, Prodir ou Sassmaq, por exemplo. Para tanto, a empresa tem que adotar procedimentos, sistemáticas, políticas para atender aos requisitos, que é o “Protocolo” criado pela Fundação Paulo Cavalcanti, baseado nas Normas descritas acima, com o módulo aplicável ao intuito da “Gestão Consciente da Função Social da Empresa”, detalhou Pimentel.

Após se candidatarem à C-Gescon, as empresas deverão se comprometer com a implantação desse Sistema de Gestão Consciente em suas instalações. A prazo máximo previsto para o cumprimento é de 12 meses, contados a partir da data de assinatura do Termo de Compromisso, quando haverá uma avaliação a ser feita por uma entidade independente, credenciada pela ACB e Fundação Paulo Cavalcanti.

Em seguida, com a etapa cumprida, a empresa passará a ser autorizada a utilizar o logotipo da C-Gescon. A certificação possui validade de 3 anos.

Empresas pioneiras C-Gescon

Na cerimônia de lançamento da Certificação da Gestão Consciente da Função Social da Empresa foram apresentados os dez primeiros empreendimentos que aderiram ao programa que, como comemora Paulo Cavalcanti, “trazem no seu DNA uma cultura participativa e transformadora”.

As empresas pioneiras a aderirem à C-Gescon são: Bomix, Grupo Lemos Passos, Larco, Tecnosonda, Reviver, Bravo, Morais de Castro, Indeba, PQA e Carbonor.

Dirigente do Grupo Lemos Passos, o empresário Adhemar Lemos aproveitou o momento e convocou outros empreendedores baianos para abraçarem a iniciativa. “Espero que haja um número muito maior de empresas aderindo a esta Certificação. É uma forma de defender as empresas que têm função social. Muitas delas que já adotam estas iniciativas de forma intrínseca, mas que agora terão este reconhecimento”.

Vice-presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), Kelsor Fernandes destacou o caráter visionário da C-Gescon.

“A importância deste programa é permitir que as empresas tenham mais tranquilidade, sabendo que estão atuando de forma correta e sem estarem expostas a atitudes que, muitas vezes, acontecem sem nenhum fundamento. E, como sabemos, mesmo que depois se prove que as ações foram sem fundamentos, o estrago na credibilidade já foi feito e recuperar credibilidade não é nada fácil”, pontuou.

Respectivamente presidente e vice-presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo: Agropecuária, Indústria e Comércio e Serviços, na Assembleia Legislativa da Bahia, os deputados Eduardo Salles e Tiago Correia prestigiaram o evento, assim como a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda do Município de Salvador, Mila Paes Scarton e o diretor de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Rodrigo Newton.

Fonte: Jornal A Tarde

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos