noticias

Chama Empreendedora foi acesa na ACB

  • 19 de abril de 2016 - 20:15

Congregando lideranças das Associações Comerciais de todo o Brasil e da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), o projeto Chama Empreendedora foi apresentado na Associação Comercial da Bahia na manhã do dia 19 de abril. A iniciativa busca integrar o Brasil através da capilaridade das associações comerciais e incentivar o movimento de retomada do crescimento nacional.

A fim de desenvolver ações estratégicas e operacionais e qualificar os pequenos negócios como potenciais fornecedores dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, a proposta, que integra o projeto Sebrae no Pódio, lançado no Rio de Janeiro, reuniu empresários baianos e diversas entidades para disseminar a cultura exportadora na Bahia e em Salvador, uma das cidades a receber a Tocha Olímpica.

Como avaliou o presidente da ACB Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz, a Chama Empreendedora é uma grande chance para que, em meio ao ano de dificuldades, as cidades brasileiras se beneficiem das oportunidades de negócios geradas pela visibilidade e interesse mundiais no evento. Na ocasião, o presidente elogiou a iniciativa da ACRio e da CACB em se utilizarem da Rede das Redes das Associações Comerciais brasileiras, em um movimento de retomada do crescimento de baixo para cima.

“Em cada uma das cidades por onde a Tocha Olímpica passará há uma associação comercial. A integração da Rede das Redes das associações comerciais com as prefeituras e os setores produtivos e de conhecimento, além dos parceiros do projeto, pode representar a retomada do desenvolvimento que o país precisa”, disse.

O coordenador nacional do projeto Sebrae no Pódio, Francisco Ferreira, foi responsável pela apresentação das ações do programa Chama Empreendedora. “Atualmente, 300 pequenas empresas baianas estão cadastradas no site do projeto, onde estão disponíveis para oportunidades de negócios durante as Olimpíadas”, ressaltou.

O Diretor técnico do Sebrae Bahia, Lauro Ramos destacou o papel da instituição em desmitificar o tema exportação para as pequenas empresas. “Este encontro busca fortalecer a agenda da internacionalização no âmbito da comunidade empresarial baiana e contribuir para que os pequenos negócios avancem no mercado externo”, salientou.

A programação do evento contou ainda com um painel sobre o tema da exportação, com representantes da Associação Comercial da Bahia, Sebrae, Centro Internacional de Negócios e Correios.

Finalizando os trabalhos, os participantes também tiveram à disposição consultoria especializada sobre exportação, com Lêda Pinho, consultora do Sebrae, além de atendimento com representantes dos Correios, o operador logístico dos Jogos Olímpicos, que apresentou soluções de exportação para os pequenos negócios.

São parceiros do projeto além da ACRio, idealizadora da iniciativa, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio-MDIC, Agência Brasileira de Promoção das Exportações, Associação do Comércio Exterior do Brasil, Comitê Organizador da rio 2016, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Confederação Nacional da Indústria, Frente Nacional dos Prefeitos, Ministério das Relações Exteriores e Sebrae.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos