A Comitiva da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) desembarca neste fim de semana em Sydney, na Austrália, para a décima edição do Congresso Mundial das Câmaras de Comércio (10th WCC). O evento é organizado pela International Chamber of Commerce (ICC) e World Chambers Federation (WCF).
O Brasil, por meio da CACB, levará aos olhos do mundo cases de grande importância aqui no país, como o empoderamento do empreendedorismo feminino, a fim de estimular as mulheres brasileiras a criarem seus próprios negócios. Para ilustrar essa situação, a consultora da CACB Gabriele Oliveira irá apresentar o case, que concorre à premiação da World Chambers Competition na categoria Best CSR Project, na tarde do dia 20.
Outro case finalista no evento é o Impostômetro, da ACSP, na categoria Best Unconventional Project. Além do reconhecimento, o case vencedor de cada categoria levará o prêmio de € 3 mil.
A entidade brasileira irá contar com um estande na área de exibições, no International Convention Centre Sydney, onde acontece o evento. No estande, o público poderá conhecer melhor as atividades realizadas pela CACB.
A Missão Sydney conta com o apoio da Certisign, da Apex-Brasil e do Ministério das Relações Exteriores.
O WCC ocorre a cada dois anos e a próxima edição será em 2019, na cidade do Rio de Janeiro.
Programação
A delegação brasileira desembarca em Sydney no fim de semana e na segunda-feira (18) à noite inicia sua missão na Austrália com um jantar de alinhamento, para discutir posições e interesses dos integrantes.
Na terça (19), às 9h da manhã, acontece a Cerimônia de Abertura do 10th WCC, com representantes do governo australiano, da ICC e da WCF e de outras câmaras de comércio do mundo. Ainda na terça-feira, haverá painéis sobre ATA Carnet – um passaporte aduaneiro internacional que permite a exportação e a importação temporária de bens e produtos-, Certificado de Origem – no qual a superintendente da CACB, Juliana Kämpf, é coordenadora regional do ICC WCF para a América Latina -, além das apresentações dos cases de sucesso das categorias “Best Job Creation and Business Development Project” e “Best Education and Training Project” da World Chambers Competition. Após o encerramento das atividades, os convidados serão recepcionados em um coquetel de confraternização.
Nos painéis da quarta-feira (20), serão discutidos sustentabilidade, mobilidade global e empreendedorismo jovem. Além disso, serão apresentados os cases das categorias nas quais a CACB e a ACSP concorrem: Best CSR Project e Best Unconventional Project.
Ainda na quarta-feira, a CACB promoverá um jantar de confraternização e promoção do Brasil, em parceria com a Double Bay Chamber of Commerce, para diretores e convidados selecionados, Intercontinental Sydney Double Bay. O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, está entre os convidados.
Liderança, Bid Data, Indústria 4.0 e inovação disruptiva serão os temas abordados nos painéis de quinta-feira (21), último dia do 10th WCC. O vice-presidente de Assuntos Internacionais da CACB, Sérgio Papini, fará a abertura do painel sobre inovação disruptiva, que contará com o palestrante Jacques Bughin, diretor do McKinsey Global Institute. À noite acontece um jantar de gala com a Cerimônia de Premiação dos vencedores da World Chambers Competition.
Em seguida, acontece a Cerimônia de Encerramento do 10th WCC, com a participação especial da CACB, promovendo o 11th WCC.
Encerrando a Missão Sydney, na sexta-feira (22), a delegação brasileira liderada pela CACB fará uma visita técnica à Double Bay Chamber of Commerce.