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Comércio conta com 13º para aumentar as vendas

A CDL estima um aumento de vendas na ordem de 5% a 6% neste fim de ano

  • 29 de novembro de 2017 - 16:42

Foto: Romildo de Jesus

 

Por Matheus Fortes

O varejo ainda vive a ressaca do pós-Black Friday, mas há menos calmaria no setor do que se imagina. Afinal, o mês de dezembro está logo ali, a menos de 24 horas para chegar, e os lojistas já se preparam para as compras do fim de ano, contando com um importante recurso que facilite a vida dos consumidores, que é o décimo-terceiro salário.

A primeira parcela do benefício deve ser paga ao trabalhador até a próxima quinta-feira (30). A expectativa de ter um pouco mais no bolso é grande, seja no comércio, nas instituições financeiras (que torcem para que seus clientes com dívidas tenham condições de pagá-las) ou para o próprio trabalhador que encontra variadas formas de usá-lo.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL Salvador) estima um aumento de vendas na ordem de 5% a 6% neste fim de ano, com uma previsão melhor do que os anos anteriores, tendo o benefício, um papel relevante neste aspecto.

“É de suma importância para a movimentação do comércio como um todo. É a mola que movimenta o comércio no mês de dezembro”, destacou o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes.

O Sindicato dos Lojistas de Salvador (Sindilojas), por outro lado, faz uma estimativa mais modesta, projetando não mais do um incremento de 2% em relação ao mesmo período de vendas do ano anterior.

A ressalva é influenciada, sobretudo pelo bom desempenho durante a Black Friday: empresários trabalham com a hipótese de que uma parte expressiva dos clientes que consumiram produtos com desconto durante a ação mercadológica internacional acabaram também antecipando as compras do fim de ano. O comportamento de consumo, contudo, será avaliado nessas próximas semanas.

Ainda assim, o presidente do Sindilojas, Paulo Motta, destaca a importância do benefício para o comércio de um modo geral, na medida em que ajuda a “irrigar” a economia, e facilitar a vida do consumidor – que, como conseqüência, também traz um fôlego extra ao varejo.

“O que está em dúvida, contudo, é quantas empresas estarão em condições de pagar o décimo-terceiro aos seus funcionários, agora no fim do ano. Isso é importante se avaliar”, explica Motta, ao acrescentar que tal fator vai influenciar no desempenho do comércio no último mês do ano.

Fonte: Jornal Tribuna da Bahia.

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