Wallison Tum – Secretário Estadual da Agricultura, Wilson Andrade -Presidente do Conselho Superior da ACB, Coordenador da Comex/ACB e Diretor Executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e Osni Cardoso de Araújo – Secretário de Desenvolvimento Rural
No último fim de semana, o Centro de Convenções de Salvador sediou a Origem Week e o Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri), que mais uma vez se uniram para um evento conjunto voltado para o fortalecimento de diversas cadeias produtivas do estado. A Câmara de Comércio e Cooperação Internacional da Associação Comercial da Bahia (Comex/ACB) participou do encontro com estande próprio.
A Feagri, ação da Secretaria de Agricultura do estado (Seagri), reuniu secretários e gestores da agropecuária de municípios da Bahia, nos dias 30 e 31 de março, abordando as potencialidades da agropecuária para o desenvolvimento sustentável das regiões e na instrumentalização de secretários municipais e técnicos para que se tornem aptos a realizar projetos que possibilitem mais recursos para suas cidades.
Já a Origem Week recebeu mais de 18 mil pessoas, entre 30 de março e 02 de abril, que tiveram acesso a comercialização de produtos de origem, experiências sensoriais, exposições históricas e artísticas, cursos de capacitação, workshops, debates sobre temas do setor e palestras ministradas por especialistas nacionais e internacionais, além de arrecadar 6.000 quilos de alimentos não perecíveis para a campanha “Bahia Sem Fome”.
Wilson Andrade, coordenador da Comex/ACB e diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), participou da palestra “Impactos positivos do setor florestal para as pessoas e municípios”, no dia 31, quando apresentou as vantagens econômicas, sociais e ambientais do setor florestal.
“Vale ressaltar que o setor tem contribuído – com seus quatro polos de produção – para a desconcentração do desenvolvimento econômico na Bahia, levando ao interior mais empregos qualificados, renda, impostos e contribuições ambientais de elevada significância. Nossa visão é de que o emprego no interior, nas mais distantes e carentes regiões do estado, vale o dobro, pois gera oportunidades antes não existentes em municípios que mais precisam”, informou Andrade.
Como avaliou o secretário estadual da Agricultura, Wallison Tum, é muito importante a construção de projetos em parceria, como a junção de forças entre a Seagri e o Origem Week, que já nasceu vencedora. “Essa reunião de representantes de variadas frentes ligadas à agropecuária se consolida como um momento de exposição, planejamento e construção de projetos que irão fortalecer ainda mais os negócios do campo”, comentou o titular da Seagri.