noticias

D. Murilo apresenta Encíclica do Papa Francisco na ACB

  • 04 de agosto de 2015 - 18:38

O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, visitou a Associação Comercial da Bahia na tarde desta terça-feira, 04 de agosto, para apresentar a Encíclica Laudato SI (Louvado Sejas), primeiro documento escrito integralmente pelo Papa Francisco. Na carta, publicada pelo vaticano em 18 de junho, o pontífice aborda a ecologia humana e o clima, com ênfase nas problemáticas e desafios de preservação e prevenção, como também aspectos da criação à proteção, e questões como fome no mundo, pobreza, globalização e escassez.

Ao falar para empresários, políticos, pesquisadores e sociedade em geral, Dom Murilo destacou a importância do tema, que, como comentou, “está no coração do Papa Francisco, que buscou inspiração nas meditações de São Francisco de Assis, patrono dos animais e do meio ambiente”.

Como aponta o religioso, as questões sobre o meio ambiente e desenvolvimento sustentável não interessam apenas a igreja, mas a toda sociedade. “Por isso, fiquei muito honrado e satisfeito com o convite da Associação Comercial da Bahia para a leitura das recomendações do Papa Francisco nesta casa, uma formadora de opinião. O papa está convocado a comunidade mundial para dar uma resposta à destruição ambiental.

O presidente Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz destacou o compromisso da Associação Comercial da Bahia com a sustentabilidade, lembrando que a entidade é signatária do Pacto Global da ONU. “Saúdo e agradeço a Dom Murilo pela aceitação do convite feito pela ACB, ao qual se juntaram a FIEB, a FECORMÉRCIO e a FAEB, para nos apresentar a Carta Encíclica “Laudato SI”, do Papa Francisco, que trata de um tema crucial para as nossas vidas, e para a sobrevivência do planeta: a questão ambiental e o desenvolvimento sustentável”, pontuou. Se há um lugar que tem que preservar bem a sua casa é a Bahia. Aqui nasceu o Brasil e também pode nascer uma nova consciência”, completou Dom Murilo.

O evento contou com as presenças de secretário municipal da Cidade Sustentável, André Fraga, da secretária de meio ambiente do estado, Zema Maria Matos, do superintendente do Ibama, Célio Costa Pinto, e do presidente da Câmara de Vereadores do Salvador, Paulo Câmara.

O cuidado com a casa comum

A Encíclica “Laudato SI” é composta por seis capítulos, são eles: “O que está a acontecer à nossa casa”, “O Evangelho da criação”, “A raiz humana da crise ecológica”, “Uma ecologia integral”, “Algumas linhas de orientação e ação” e “Educação e espiritualidade ecológicas”.

Ao longo do texto, o papa convida a ouvir os gemidos da criação, exortando todos a uma “conversão ecológica”, a “mudar de rumo”, assumindo a responsabilidade de um compromisso para o “cuidado da casa comum”.

“Deus, que nos chama a uma generosa entrega e a oferecer-Lhe tudo, também nos dá as forças e a luz de que necessitamos para prosseguir. No coração deste mundo, permanece presente o Senhor da vida que tanto nos ama. Não nos abandona, não nos deixa sozinhos, porque Se uniu definitivamente à nossa terra e o seu amor sempre nos leva a encontrar novos caminhos. Que Ele seja louvado!”, disse Francisco ao final da Encíclica.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos