O dia 9 de dezembro representa o marco pela luta contra a corrupção em todo o mundo. Para marcar a data, a Associação Comercial da Bahia (ACB), em parceria com a Compliance Women Committee (CWC), realizou I Simpósio Contra a Corrupção e pela Promoção da Cultura da Integridade. Pela primeira vez no país, um evento reuniu empresários, profissionais da área de compliance, associação civil e classe política para debater o tema.
Como reforçou o presidente da ACB, Mário Dantas, foi um encontro ímpar, com nomes de destaque nas esferas federal, estadual e municipal unidos para falar sobre a importância da promoção da ética e do combate à corrupção. “A impunidade tem sido o grande problema para o crescimento da corrupção no país, o que tem impactado, inclusive, no desequilíbrio no que se refere à concorrência de mercado. O fim da impunidade e a diminuição drástica da corrupção fará com que o bom empresário tenha melhor condição competitiva.”, opinou.
Durante todo o dia, doze apresentações foram feitas sobre o prisma de cada órgão de controle. Entre as instituições participantes estiveram os ministérios públicos Estadual (MP-BA) e Federal (MPF), procuradorias Municipal e Estadual; e os tribunais de Contas do Município (TCM) e do Estado (TCE).
A diretora regional da CWC, Roberta Carneiro Föppel, destacou que a iniciativa é de suma importância para debater e identificar formas de combater a corrupção. Para ela, torna-se imprescindível a união de empresários, sociedade civil e poder público para a efetiva transformação através da integridade “Não podemos mais nos silenciar sobre essa matéria.”, frisou.
Representando o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Niltinho (PP) defendeu “o diálogo sobre a necessidade de um maior cuidado com o erário e a relevância de regulamentação a fim de coibir a corrupção no setor público”.
O vice-prefeito Bruno Reis representou a “Prefeitura de Salvador e classificou “a corrupção como um dos piores males da sociedade como um todo”. Como informou, a administração municipal esta se empenhando cada vez mais para implantar ações que contribuam com isso, acompanhando a modernidade e inovação dos novos sistemas.
O evento contou ainda com o apoio das empresas Carbonor e Tronox, tratando de temas como A importância da Gestão de Risco para Estatais, Compliance e o tom da Alta Administração, Responsabilidade Penal dos Dirigentes de Empresa e A necessidade de Mulheres na Política.
Texto: Antônio Nykiel