noticias

Diretor da Chesf faz apresentação na ACB

  • 17 de outubro de 2016 - 19:35

A diretoria da Associação Comercial da Bahia recebeu nesta quinta-feira, 27 de outubro, a visita do diretor de Operações da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique de Araújo Franklin Neto acompanhado do Gerente Regional de Operação – Bahia, Manoel Castro San Martin e da Administradora Regional da Companhia (BA), ​Cintia Virginia Leite de Souza. Eles foram convidados pelo presidente Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz para falar sobre o Sistema Eletroenergético da Chesf.

À frente das operações da Companhia desde o mês de agosto, João Henrique Franklin afirmou que a Bacia do Rio São Francisco tem, atualmente, como principal foco o abastecimento humano, produção de alimentos e preservação do ecossistema.“Não é prioridade do Setor Elétrico gerar energia nas usinas instaladas no Rio São Francisco neste momento, tendo em vista que estamos no quarto ano de escassez de água na região. A prioridade é o uso múltiplo das águas pelas populações ribeirinhas e pelas diversas entidades e associações envolvidas. O Setor Elétrico tem outras fontes de energia para o atendimento ao consumo”, declarou.

Como destacou o diretor, retomar o papel no desenvolvimento regional e ampliar os investimentos em fontes alternativas, especialmente a solar, estão entre os planos da Companhia. Na sua avaliação, o semi-árido está perdendo o potencial de geração hídrica, principalmente, por conta das obras da transposição do São Francisco. “Hoje, as usinas da Chesf geram 10 mil MW. Por outro lado, a região nos possibilita gerar pelo menos 80 mil MW de energia solar”, detalhou.

João Henrique Franklin apontou também as parcerias com investidores privados, através das quais a Chesf está desenvolvendo ações para implantação e operação de usinas eólicas, no momento com 40 parques eólicos, num montante de 918,6 MW e investimento próprio da ordem de R$ 2 bilhões.

“A Chesf também está implantando os parques eólicos corporativos próprios Casa Nova, Casa Nova II e Casa Nova III. Os empreendimentos totalizam 232 MW e estão situados no município de Casa Nova. O investimento da Chesf nesses parques eólicos é da ordem de R$ 1 bilhão”, acrescentou.

Após sua apresentação o diretor de operações da Chesf debateu com os diretores da casa. “Assistimos aqui uma grande aula. João Henrique Franklin conseguiu abordar um assunto tão técnico de uma maneira muito didática, de modo que todos os presentes puderam compreender todo seu conteúdo”, elogiou o presidente Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz.

Perfil

João Henrique Franklin trabalha na Chesf desde 1982, onde foi estagiário nos anos de 1980 e 1981. Ocupou diversos cargos gerenciais na área de Operação do Sistema Eletroenergético; atuou como superintendente da área de Operação de Energia, durante 17 anos; e foi coordenador da área de Regulação, de 2015 até julho de 2016.

Representou a Chesf no Comitê Coordenador de Operação do Norte e Nordeste (CCON) e no Grupo de Coordenação da Operação do Sistema Interligado (CGOI). Atualmente, representa a Chesf junto ao ONS, à Associação Brasileira das Grandes Transmissoras de Energia (Abrate) e à Associação Brasileira das Grandes Geradoras de Energia (Abrage).

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos