1. Associação Comercial da Bahia

  2. Associe-se
  3. 28
Consulta SCPC
SCPC
Home / Home /

Economia Comportamental é tema de palestra na ACB

13 de julho de 2018 - 14:54

 

A Economia Comportamental foi um dos temas apresentados durante a Reunião de Diretoria da Associação Comercial da Bahia, nesta quinta-feira, 05/07. Em palestra do pesquisador José Raimundo Zacarias, os diretores e associados tiveram acesso a informações sobre uma forma de entender os mecanismos de tomadas de decisões nas empresas, e em atividades profissionais de um modo geral, “pautada em estudos e pesquisas que renderam pelo menos dois Prêmios Nobel de Economia”.

Dinâmica e surpreendente, a palestra foi desenvolvida como uma reflexão de como, muitas vezes, os executivos e os mercados agem de forma incoerente e equivocada, embora sem se dar conta disso. “Erramos por problemas corporativos como: Obsolescência Tecnológica, Anacronismo Cultural e Organizacional, Descontroles Administrativos Gerenciais, Desconhecimento da Essência do Negócios e Pressões Externas”, pontuou Zacarias.

Como informou, a Economia Comportamental é decorrente da incorporação, pela economia, de desenvolvimentos teóricos e descobertas empíricas no campo da psicologia, da neurociência e de outras ciências sociais.

Segundo Zacarias, as pessoas decidem com base em hábitos, experiência pessoal e regras práticas simplificadas. Aceitam soluções apenas satisfatórias, buscam rapidez no processo decisório, tem dificuldade em equilibrar interesses de curto e longo prazo e são fortemente influenciadas por fatores emocionais e pelo comportamentos dos outros.

“Por isso, as palestras apresentam vários conceitos que contribuem para o processo de decisão, mas sempre colocando o indivíduo como o elemento principal dessa equação. A finalidade é introduzir conceitos para identificar com clareza a posição de cada um no processo de decisão ou nas negociações”, frisou.

Como avaliou o presidente da ACB Adary Oliveira, a palestra foi um bom momento para que os presentes pudessem refletir sobre suas decisões, sobretudo nos ambientes de negócios. “Vale destacar ainda a didática aplicada por Zacarias. Fala de maneira clara e direta, de modo que todos entendem suas mensagens”, elogiou Adary.

José Raimundo Zacarias, além de empresário, é economista, pós graduado em Pesquisa Científica, e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia.

 

Texto: Antonio Nykiel

Tags

Deixe seu comentário

Maiara Chaves de Oliveira
Secretária Executiva

Maiza Almeida
Secretária Executiva

www.acbahia.com.br
presidencia@acbahia.com.br
secretariadadiretoria@acbahia.com.br
comissoestematicas@acbahia.com.br
71 - 3242 4455
71 - 99964 5725