noticias

Em ato na ACB, governador Rui Costa autoriza obras de requalificação de ruas do Cetro Antigo

  • 26 de outubro de 2015 - 19:20

Em ato realizado no palácio da Associação Comercial da Bahia, na manhã desta segunda-feira (26/10), o governador Rui Costa assinou a ordem de serviço das obras de requalificação de 55 ruas dos bairros do Comércio e da Calçada. A iniciativa faz parte do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, que pretende revitalizar 267 ruas localizadas no Centro Antigo da capital. As obras começam imediatamente.

Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço, acompanhada por senadores, deputados, gestores públicos, autoridades civis e populares, Rui destacou o conjunto de ações em curso no Centro Antigo, como o novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador e projetos futuros como o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e o centro de convenções que é estudado na região.

“É uma compreensão maior do patrimônio da cidade, que não é só a praia, mas sua cultura, sua história, patrimônio arquitetônico, a mistura de raças. É isso que constitui nossa riqueza. Essa obra se complementa a todo o entorno do centro para fazer com que o cidadão tenha qualidade de vida ao caminhar e transitar”, disse o governador.

Em seu discurso o presidente da Associação Comercial, Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz, ressaltou o trabalho da ACB, desde o início da década de 1970, liderando um movimento de revitalização do Comércio, para preservar o imenso investimento público e privado aqui feitos, e que começavam a se deteriorar. “Juntamente com outros investimentos de peso, como o Centro de Convenções e a ligação da Cidade Baixa com a Estação da Lapa, por exemplo, mudarão toda uma área da nossa capital, com beneficio geral”, avaliou.

Executados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), por meio da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), os serviços incluem a requalificação de ruas e calçadas. As vias ganharão acessibilidade, ciclofaixas, sinalização e novo sistema de drenagem.

Como se tratam de ruas com grande fluxo de veículos e pessoas, algumas medidas foram tomadas para não atrapalhar a movimentação dessas vias. “Temos uma ação conjunta da Conder com a Transalvador para que a gente possa impactar o mínimo possível em relação ao fluxo da cidade. Em algumas áreas, por exemplo, os trabalhos só serão à noite e em alguns momentos não poderão ter obras”, disse.

O projeto, orçado em R$124 milhões, foi dividido em cinco etapas. As obras foram iniciadas pelas etapas 2 e 3, que abrangem os bairros da Saúde, Barris, Tororó, Centro, Nazaré, Dois de Julho e Politeama. A ordem de serviço assinada hoje compreende o lote 1, que custará R$28,2 milhões.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos