Foto: Fernando Vivas/GOVBA
Na noite desta segunda-feira (25) a sede da Associação Comercial da Bahia foi palco para cerimônia de entrega do Selo Lilás, desenvolvida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, que reconhece e certifica a ações e políticas de valorização da mulher no espaço de trabalho.
Com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e do vice-governador Geraldo Júnior, além de deputadas, secretárias de Estado, gestoras de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, 83 empresas privadas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil receberem a certificação Selo Lilás.
Como descreveu a secretária de Política para as Mulheres, Elisângela Araújo, a iniciativa é parte das atividades em comemoração ao Março Mulher, e contou com um grupo de trabalho envolvendo diversas secretarias de governo, representação da Assembleia Legislativa e setores empresariais, demonstrando um esforço conjunto para avaliar e reconhecer as práticas das empresas de maneira abrangente e criteriosa.
“A exigência de ações concretas relacionadas à prevenção do assédio e da violência, juntamente com a promoção e valorização das mulheres, é fundamental para garantir que as empresas estejam verdadeiramente comprometidas com a igualdade de gênero”, definiu Elisângela.
Na ocasião, Jerônimo destacou a importância de fazer o reconhecimento das políticas para as mulheres e o compromisso do Estado em incentivar atos de valorização da mulher no espaço de trabalho.
“Na semana passada o Estado publicou um decreto que estabelece que as empresas que forem contratar mão de obra, reservem pelo menos 8% das vagas contratadas para mulheres que sofreram violência. Eu tenho certeza que isso vai amadurecendo dentro das empresas, na consciência dos empregadores, para que tantas vagas sejam garantidas, e em lugares estratégicos de importância da mulher no trabalho no dia a dia”, pontuou o governador.
Em seu discurso de boas-vindas, o presidente da ACB Paulo Cavalcanti destacou a casa como uma entidade de acolhimento e promoção da consciência cidadã e da participação ativa da sociedade civil.
“Em seus 213 anos de lutas, a ACB sempre buscou acompanhar as necessidades da sociedade. Hoje, entendemos que a inclusão de mulheres no mercado de trabalho, a formalização de seus negócios, é uma chave para uma vida mais segura. Por isso mesmo abraçamos o Selo Lilás e muitas outras causas que possibilitem que as pessoas tenham sentimentos de pertencimento, de unidade, que saibam que existe um Estado com o dever de trabalhar por todos”, disse Cavalcanti.