home

Em visita a ACB, Embaixador de Israel conhece potencialidades baianas

  • 30 de abril de 2018 - 16:35

Foto: Hitanez Freitas

Em visita oficial a Bahia, o embaixador do Estado de Israel, Yossi Shelley, participou de reunião na Associação Comercial da Bahia na manhã desta sexta-feira, 27, quando foram apresentadas as potencialidades econômicas e turísticas do estado, além das possibilidades de ampliação do mercado bilateral. A visita faz parte das comemorações pelos 70 anos da implantação do Estado de Israel.

Com a presença de empresários, pesquisadores e gestores públicos, as apresentações giraram em torno de temas como uso da água, agricultura, tecnologias, meio ambiente, segurança e educação. “Nosso Estado esta focado em inovação, tecnologia e educação. Temos uma área territorial pequena e por isso necessitamos de métodos avançados”, complementou Yossi Shelley. Atualmente, como apontou, cerca de 4% do PIB de Israel são aplicados em Pesquisa e Inovação.

Ao conhecer a diversidade da produção baiana, que envolve algodão, manga, banana, soja e muitas outras culturas, o embaixador se disse empolgado com o potencial do estado e que vai trabalhar para que parcerias sejam firmadas. “Espero voltar mais vezes a Bahia para que essa relação seja ampliada entre os Estados. Quero apresentar essas experiências pelo mundo e trazer o que temos de melhor lá em Israel para a Bahia. Essa cooperação técnica e cientifica é fundamental para o desenvolvimento”, pontuou.

Anfitrião do encontro, o presidente da Associação Comercial da Bahia, Adary Oliveira endossou as potencialidades econômicas do estado e afirmou que havendo interesse em mais empresas de Israel se instalar aqui, encontrarão um campo fértil. “O nosso semiárido, por exemplo, é maior que o estado do Ceará e tem características climáticas semelhantes às de Israel. Se hoje existem cerca de 200 empresas com capital israelita instaladas no Brasil, este número pode crescer bastante, principalmente se explorarmos as potencialidades do nosso estado”, convidou o presidente da ACB.

O encontro contou também com as presenças do presidente da Sociedade Israelita da Bahia, Miguel Kertzman, do Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Maurício Kertzman Szporer, dos Diretores da ACB, Miriam Souza, Eduardo Athayde e Sérgio Gomes, do diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, Lázaro Cunha, da assessora da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, Lara Hora, do Presidente da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas da Bahia, Pedro Luiz Failla, do assessor da Secretaria da Agricultura da Bahia, Carlos Armando Barreto Santana, da Gerente Executiva de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Marilda Galindo, do diretor de projetos da Associação Baiana de Startups, Paulo Pietrobon, de Carlos Costa da Comex/FIEB, do CEO do Centro de Estudos e Estratégias em Relações Internacionais, Leonel Leal Neto e do representando a empresa Floryl, Alexandre de Salles.

Texto: Antonio Nykiel

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos