acb

Embaixador da Áustria no Brasil visita a ACB

  • 21 de julho de 2022 - 15:59

A Associação Comercial da Bahia (ACB) recebeu a visita do embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Sholz, na manhã desta quinta-feira (21). Acompanhado pela cônsul honorária do país na Bahia e Sergipe, Simone Klein, o diplomata foi recepcionados pelo presidente do Conselho Superior da ACB e cônsul da Finlândia na Bahia e Sergipe, Wilson Andrade, pela cônsul honorária da Grécia, Miriam de Almeida Souza, e pelo diretor Pedro Daltro. Os laços culturais e as relações comerciais entre as duas nações ocuparam a pauta do encontro.

Considerado por analistas como um dos maiores acordos comerciais da história, as novas regras de negociações entre a União Europeia e o Mercosul foram um dos temas da visita. Como indicou Andrade, as tratativas, que envolvem 28 países, foram avaliadas com bons olhos pelo embaixador. Juntos esses países movimentam 25% do PIB mundial.

“Como ressaltou o embaixador, a balança comercial entre Brasil e Áustria não apresenta números expressivos porque tanto as exportações como as importações se dão pelo porto de Roterdam, na Holanda. Por outro lado, as empresas austríacas instaladas no Brasil geram cerca de 20 mil empregos em nosso país”, destacou Andrade.

Sholz abordou ainda a importância de uma maior atenção às questões ambientais no país, sobretudo no Pará e no Amazonas. “Tenho uma visão de que muitas oportunidades podem ser criadas a partir de um modelo econômico inclusivo para a região da floresta amazônica”, disse o embaixador.

Demonstrando muito conhecimento sobre as relações históricas e culturais entre Brasil e Áustria, Sholz falou ainda sobre a imperatriz Leopoldina, arquiduquesa da Áustria e esposa de Dom Pedro I, além dos projetos e pesquisas sobre a fauna e flora brasileiras que sempre uniram os países.

Como acrescentou o embaixador, a Áustria está celebrando o bicentenário de independência do Brasil com a maior exibição já feita sobre o Brasil, que acontece no Museu de Ciências Naturais de Viena, desde o dia 6 de junho. Além disso, a fábrica de porcelana de Viena Augarten, fundada em 1718, como segunda do gênero, está planejando uma edição especial com temas da flora e fauna brasileira.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos