acb

Embaixadora da Romênia visita a ACB

ACB Em Foco*

  • 04 de maio de 2022 - 08:57

Embaixadora e cônsul da Romênia foram recebidos por diretores da ACB – Foto

Apresentar oportunidades de negócios e parcerias que possam dinamizar o comércio e o fluxo de investimentos bilaterais entre a Bahia e a Romênia. Este foi o objetivo da visita oficial que a embaixadora da Romênia no Brasil, Monica-Mihaela Stirbu, fez à Associação Comercial da Bahia (ACB), na última segunda-feira, dia 2. Além de diretores da ACB, o cônsul honorário da Romênia na Bahia, Antônio Peres Júnior, também participou do encontro.

Com cerca de 20 milhões de habitantes, a Romênia é considerada uma economia de renda média-alta. Nos últimos anos, o país vem apresentando relativa estabilidade macroeconômica, caracterizada por um crescimento elevado, baixo desemprego e inflação em declínio. Diante disso, tem atraído uma quantidade crescente de investimentos estrangeiros, tornando-se o destino de maiores investimentos da Europa Central e dos Bálcãs.

“Foi um encontro muito bom. Tanto os brasileiros quanto os romenos querem saber mais sobre as possibilidades de exportações e importações entre os dois países. Primeiramente, estamos interessados em turismo, agricultura, máquinas industriais e peças automobilísticas”, destacou a embaixadora Monica-Mihaela Stirbu que, antes de se mudar para Brasília, representou seu país como embaixadora em Santiago do Chile.

Como classificou o presidente da ACB, Mário Dantas, o encontro ocorreu de forma objetiva e esclarecedora, com a entidade se abrindo como porta de entrada para as empresas romenas que queiram fazer negócios com a Bahia. “Muitos acontecimentos importantes para o desenvolvimento econômico do estado tiveram origem na nossa entidade, a exemplo da implantação do Polo Petroquímico de Camaçari. Há mais de 200 anos somos um ponto de referência para iniciativas que contribuam para o crescimento da Bahia e também do Brasil”, destacou.

Como apontou Antônio Peres Júnior, as oportunidades de intercâmbio são muito grandes, especialmente em função das semelhanças entre a Romênia e a Bahia, povos que, ainda que geograficamente distantes, são muito parecidos em termos culturais e empresariais. “Maravilhosa esta oportunidade, porque sela uma pretensão declarada de nossa embaixadora de fazer negócios com a Bahia. Não à toa, a Bahia é o primeiro estado do Nordeste e o segundo do Brasil a receber uma visita oficial, o que por si só já evidencia uma intenção clara de estabelecer relações comerciais”, complementou o cônsul honorário da Romênia na Bahia.

Presidente do Conselho Superior da ACB e cônsul da Finlândia na Bahia e Sergipe, Wilson Andrade aproveitou a oportunidade para apresentar um balanço das relações comerciais entre o Brasil e a Romênia, com destaque para o agronegócio. “É um país que tem toda possibilidade de incrementar o comércio com o nosso estado e com o Brasil. Embora hoje o fluxo seja pequeno, há muita possibilidade de crescimento, com destaque para o oeste da Bahia, que fornece um terço das exportações do Brasil dirigidas à Romênia”, disse o empresário.

Já João Lopes, presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé) e diretor da ACB há mais de 40 anos, destacou a importância de estabelecer contatos com outros países como caminho para dinamizar a economia do estado. “A ACB sempre fez isso desde a sua fundação, quando abria espaço para quem vinha para o Brasil. Portanto, o encontro de hoje representa um importante passo, principalmente depois desse período de pandemia, quando as atividades começam a retomar a normalidade”, concluiu.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos