home

Empreendedorismo feminino ganha espaço exclusivo no Portal Sebrae

Lançamento da nova página faz parte das atividades que celebram o Dia Internacional da Mulher

  • 04 de março de 2020 - 09:27

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sebrae preparou para o mês de março uma série de atividades para destacar a força da mulher empreendedora. Com o slogan “Empreender é poder”, foi lançado ontem (02) espaço exclusivo dentro do Portal Sebrae para o empreendedorismo feminino. Além de inspirar mulheres a empreender de forma sustentável, a nova página vai funcionar como uma porta de entrada para os serviços e soluções oferecidos pelo Sebrae a esse público. São diversos conteúdos, como artigos sobre empreendedorismo feminino, dicas e informações sobre os projetos da instituição voltados para mulheres que sonham em empreender ou já possuem uma empresa. O espaço também busca incentivar mulheres a compartilhar histórias de superação no mundo dos negócios.

De acordo com coordenadora nacional de empreendedorismo feminino do Sebrae, Renata Malheiros, a criação da página foi pensada justamente para reforçar a importância de políticas de sensibilização e de tomada de consciência para mulheres. “As mulheres enfrentam mais desafios para se tornarem donas de seus próprios negócios e há muito desconhecimento das dificuldades enfrentadas. Existe uma questão cultural que influencia muito e é preciso reforçar constantemente esse discurso que as mulheres são capazes de empreender”, destacou.

Além de conteúdo e informação, a página vai facilitar o acesso aos cursos online oferecidos de forma gratuita pelo Sebrae, com destaque para as capacitações voltadas para o desenvolvimento de soft skills (habilidades socioemocionais), consideradas como grandes desafios a serem superados pelas empreendedoras. “As mulheres no Brasil são mais escolarizadas que os homens e são boas nas chamadas competências técnicas (planejamento, gestão etc.) mas, por causa da cultura, ainda enfrentam dificuldades na hora de fazer um networking, tomar decisões com autonomia, assumir posição de liderança e defender uma ideia”, explicou Malheiros.

Programação

Por meio da nova página, o Sebrae também vai oferecer webinários ao longo do mês de março, com a participação de especialistas e mulheres reconhecidas em suas áreas de atuação. Entre os temas escolhidos estão liderança, finanças, inovação, política, entre outros.

O mês de março também terá diversos conteúdos para inspirar as mulheres nas redes sociais do Sebrae. Na próxima quinta-feira (5), será realizada uma live, a partir das 14h30, com a presença de duas empreendedoras de sucesso no DF. As convidadas são a empresária Adama Djalo, que veio de Guiné-Bissau (África) e hoje é dona do Salão Ouro Negro em Taguatinga (DF), e a paraibana formada em Direito, ex-servidora pública Giovanna Maia, proprietária do bar Loca Como Tu Madre, em Brasília.

Confira a agenda dos primeiros webinários:

Mulheres e Liderança
Janete Vaz, fundadora laboratório Sabin e integrante Grupo Mulheres do Brasil
Data: 02/03
Horário: 15h
Site do SEBRAE
Conheça a história de liderança e sucesso de Dra Janete Vaz, co-fundadora do Laboratório Sabin e do Grupo Mulheres do Brasil. Em bate papo descontraído, Dra Janete inspira e oferece dicas de negócios a empreendedoras que pensam em abrir ou já tem sua empresa.

Mulheres & Negócios: o que os homens têm a ver com isso?
Rodrigo Moura, fundador do MEMOH
Data: 04/03
Horário: 15h
Site do SEBRAE
Pedro de Figueiredo e Rodrigo Moura, fundadores do MEMOH, explicam como um olhar sobre os papéis da mulher e do homem no século XXI podem afetar o sucesso de negócios liderado por mulheres. O grupo MEMOH (homem ao contrário) promove a equidade de gênero fazendo o homem refletir sobre seu modo de agir consigo, com o outro e com a sociedade.

Mulheres e finanças
Luciana Seabra, CEO da Spiti CFP® (planejadora financeira certificada)
Data: 10/03
Horário: 15h
Site do SEBRAE
Luciana Seabra, uma das maiores referências do mercado financeiro no Brasil e atual CEO da Spiti CFP® (planejadora financeira certificada), ensina sobre finanças e investimentos de modo descomplicado, com olhar especial para mulheres empreendedoras. Luciana é analista CNPI, jornalista e mestre em Economia. Escreveu para o Valor Econômico e foi sócia da Empiricus. Especialista em fundos de investimento, publicou o livro Conversas com gestores de ações brasileiros, editado pela Companhia das Letras. Foi premiada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pelo seu trabalho de educação ao investidor.

Equilíbrio vida pessoal e profissional
Convidada: Fabi Saad, escritora do livro “Mulheres Positivas”
Data: 11/03
Horário: 15h
Site do SEBRAE

Seriam as empreendedoras sobrecarregadas? Gerenciar o tempo gasto com tarefas da casa, cuidado com pessoas, autocuidado (quando dá!) e administrar seu negócio é o tema desse webnário. A especialista em conteúdos digitais multiplataforma Fabi Saad explica como lidar com as múltiplas demandas da vida pessoal e profissional de uma mulher empreendedora. Com 2 livros publicados sobre o tema; é fundadora do movimento Mulheres Positivas e responsável pelo desenvolvimento e gestão da Plataforma SOS Mulher em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Mulheres, lideranças políticas e transformação
Ilana Trombka, Diretora geral do Senado Federal
Data: 13/03
Horário: 15h
Site do SEBRAE

A especialista em liderança e atual diretora geral do Senado Federal, Ilana Trombka, ensina em bate papo descontraído sobre os desafios e caminhos para mulheres em espaços de poder e porque esse tema é fundamental para a transformação da sociedade.

Finalista do Prêmio Viva da Marie Claire e Instituto Avon na categoria Empreendedorismo e vencedora de duas edições do Prêmio Opinião Pública, Ilana Trombka tem seu trabalho marcado por ações pela equidade de gênero e combate à violência contra a mulher no cenário público federal. Em sua gestão, o Senado Federal foi a primeira entidade pública do país a estabelecer um Plano de Equidade de Gênero e Raça. É co-fundadora do Grupo Mulheres do Brasil e mentora do Programa Mulheres e Liderança da Universidade de Columbia, Nova Iorque.

Empreendedoras, crenças limitantes e educação
Priscila Cruz, presidente da Todos pela Educação
Data: 16/03
Horário: 15h
Site do SEBRAE

Priscila Cruz, co-fundadora e atual presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação, conversa sobre como a educação de meninas e meninos pode influenciar o comportamento dos empreendedores adultos. Priscila é mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard, Graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Recebeu o Prêmio Jovem Liderança na Educação promovido pelo Grupo Estado e o Prêmio Darcy Ribeiro 2012, concedido pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados ao Todos Pela Educação.
Priscila Cruz

Mulheres, lideranças e negócios
Adriana Barbosa, fundadora Feira Preta e Preta Hub
Data: 17/03
Horário: 15h
Site do SEBRAE

Adriana Barbosa, eleita em 2017 uma das 51 pessoas negras mais influentes do mundo pela Mipad (Most Influential People of African Descendent) conta sobre sua trajetória de liderança e aprendizados em negócios. A empreendedora social é fundadora da Feira Preta e uma das principais referências em empreendedorismo no Brasil. A iniciativa começou há 18 anos e hoje reúne empreendedores e consumidores em ambiente de produção cultural, artística e circulação de ideias. A edição mais recente, no final de 2019, foi visitada por mais de 35 mil pessoas e contou com 170 expositores. Adriana também está à frente da PretaHub, plataforma de aceleração e incubadora de negócios que passa a concentrar todas essas iniciativas.

Link: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/mulheres-e-negocios-a-forca-do-empreendedorismo-feminino,56ff2a53c6d80710VgnVCM1000004c00210aRCRD

 

Fonte: CACB

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos