home

Empresa baiana de distribuição de produtos químicos é referência

Situada em Porto Seco Pirajá, a Moeais de Castro Produtos Químicos, figurou entre as 100 pequenas e médias empresas brasileiras que mais cresceram nos últimos anos

  • 06 de outubro de 2017 - 12:28

 

Foto: Romildo de Jesus

 

Por Matheus Fortes

A habilidade para contornar um período difícil, como tem sido os últimos anos para a economia, foi motivo de reconhecimento para uma média empresa baiana especializada na distribuição de produtos químicos. Situada em Porto Seco Pirajá, à beira da BR-324, a Moreira de Castro Produtos Químicos, figurou entre as 100 pequenas e médias empresas brasileiras que mais cresceram nos últimos anos.

Com 57 anos de atividade, a empresa trabalha importando, revendendo e distribuindo produtos químicos para toda a região Nordeste, Norte e Sudeste. São 600 substâncias no catálogo que, passadas à indústria, darão origem a todo tipo de produto que temos disponível hoje em dia, e que encontramos sem muita dificuldade no mercado, seja ela a própria embalagem, como o conteúdo que ela guarda.

Figurando na 64ª posição, a companhia conseguiu, desde 2014, obter um crescimento médio anual de 18,1%, e alcançou um crescimento de 40% entre 2014 e 2016, numa pesquisa elaborada pela consultoria Deloitte em parceria com a Exame.

À frente da empresa durante muitos anos antes de passar o controle a seu filho, para atuar no conselho diretor, Eduardo Morais de Castro, explica que mudanças também foram necessárias durante o período de recessão.

“Nossa clientela tradicional reduziu, mas nossa clientela nova superou a perda da tradicional. Isso em cima de estudos técnicos, das ferramentas oferecidas pela Fundação Dom Cabral, que teve papel importante nessa fase, renovação de pessoas, redução de custos”, explica Morais de Castro.

Inovação e criatividade fizeram parte desse processo de mudanças. O diretor-conselheiro explica que, neste novo período, a empresa passou a oferecer serviços como o fracionamento, diluição, e outras operações químicas, para atender uma demanda de empresas do Pólo Industrial de Camaçari, que hoje faz parte dos mais de 1.500 clientes espalhados pelo nordeste, norte e sudeste do País.

Morais de Castro destacou a importância de cinco certificações conquistadas pela companhia ao longo de mais de 50 de atividade, o ISO 9001 (do Sistema de Gestão de Qualidade, para a finalidade comercial), ISO 14001 (do Sistema de Gestão Ambiental), OHSAS 18001 (do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional),

A empresa também conquistou o PRODIR (do Sistema de Gestão de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente na Distribuição) e o SASSMAQ (do Sistema de Avaliação de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente na Logística e Transporte).

Caracterizando esta como uma empresa familiar, mas de administração profissional, Morais de Castro ainda destacou a contribuição social da companhia, ao transformar o fundo da empresa, que era uma área desértica, em área agricultável, onde além da vegetação, há uma lagoa onde vivem espécies de peixe como a tilápia.

Os desafios de uma empresa do gênero da Morais de Castro atualmente são relacionados não apenas à infraestrutura da companhia, como também às rígidas normas que ela deve obedecer para atuar.

“Esse se transformou em um ramo muito especializado. Para se ter uma idéia, de uma matéria-prima que eu vendo, eu posso precisar de uma licença do Ministério da Defesa, da Polícia Federal. O controle é muito grande. Porém são desafios que fazem parte da nossa atividade e com a qual nos acostumamos ao longo dos anos”. Avalia o diretor-conselheiro.

Os novos desafios é realmente se adaptar ao mercado e estar sempre buscando inovar seus serviços, apresentando alternativas, seja para o mercado ou para os clientes. Entre os serviços citados, está a criação da transportadora Transpirajá, que possui uma certificação importantíssima que atestem a segurança e a qualidade do serviço, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abriquim) – ela é necessária, por exemplo, para que os caminhões adentrem algumas indústrias, de materiais frágeis ou perigosos.

Para os próximos anos, o companhia estuda a expansão com instalação de filiais em outros estados. “A característica muito peculiar da Morais de Castro, é que, desde 1980, ela atende aqui na matriz, em 24 horas por dia, nos 365 dias por ano, e sem um nível de acréscimo na hora que o cliente precisa de madrugada. É uma operação constante, mas na qual o ele tem certeza que pode confiar, se houver emergência”, destacou.

Fonte: Jornal Tribuna da Bahia.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos