noticias

Escritora Myrian Fraga é homenageada na ACB

  • 19 de abril de 2016 - 19:16

A Associação Comercial da Bahia abriu espaço na sua Reunião de Diretoria do dia 14 de abril para uma homenagem póstuma a escritora baiana Myrian Fraga. Uma das principais poetas baianas, a escritora foi escolhida por Jorge Amado nos anos 1980 para dirigir a Fundação que levaria seu nome. Ele veio a falecer no último mês de fevereiro, em decorrência de uma leucemia.

Myriam Fraga nasceu em 09 de novembro de 1937, em Salvador. Começou a escrever no fim da década de 1950, publicando seus primeiros poemas em jornais e revistas. Seu primeiro livro foi publicado em 1964, pela editora Macunaíma, de Glauber Rocha. Lançou, no total, 13 livros poéticos e teve seus poemas traduzidos para o inglês, o francês e o alemão, participando de diversas antologias nacionais e internacionais.

Ela foi a primeira diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho. O local conta com uma exposição permanente de documentos, fotografias e livros do casal Jorge Amado e Zélia Gattai. Também estão expostos prêmios recebidos por Jorge e fotos tiradas por Zélia Gattai, documentando o dia-a-dia do autor.

Homenagens

Durante a sessão de homenagens, o presidente da ACB Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz proferiu algumas palavras classificadas por ele mesmo como de âmbito pessoal. “Trata-se de um brevíssimo registro pessoal, por gratidão familiar. Myrian Fraga e Arthur Sampaio, incentivaram meu pai, por amizade, a publicar alguns dos seus artigos e palestras em um livro intitulado ‘Retratos de vida’. Foi ela própria que escolheu este título e realizou a seleção dos textos”, declarou.

Em suas palavras, Arthur Sampaio lembrou alguns momentos de sua longa convivência com a escritora e exaltou sua contribuição para as artes da Bahia. “Myrian Fraga, desde muito cedo fez parte de uma geração transformadora da cultura baiana. Foi uma operaria das letras, dede cedo até às vésperas de sua partida, quando ainda discutia detalhes do seu próximo livro. Sua produção é vastíssima. E não sou eu quem diz, mas a crítica: Myrian, como poeta, esta entre as maiores do Brasil”.

O professor Sérgio Farias também prestou suas homenagens a Myrian Fraga, a quem classificou como uma intelectual de primeira linha que muito engrandece a Bahia. “Sua obra é marcada por muita força e sensibilidade, com uma coerência impressionante. E não podemos de exaltá-la também como a grande guerreira que foi à frente da Casa de Jorge Amado”, exaltou.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos