Já foi dada a largada para que 2022 chegue ao fim e que expectativas para 2023 sejam criadas: ano que se distancia cada vez mais do período da pandemia de Covid-19 (2020-2021) e início de novos governos nas esferas estadual e federal.
Com a crise sanitária que provocou um período de recessão econômica no Brasil, agora vem a retomada das atividades, o que está ocasionando um crescimento econômico do país. No entanto, este momento é visto com uma certa ‘maturidade’ por parte do consumidor.
Para o presidente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), secção Bahia e da Associação Comercial da Bahia (ACB), Mário Dantas, agora não há mais uma euforia para um consumo desenfreado, mas com responsabilidade.
“Ainda não tem números disponíveis para se fazer uma análise fática e numérica do comportamento do consumo desse fim de ano, mas eu acredito que estamos vivendo uma realidade de otmismo, mas com responsabildiade”, disse em entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no programa Nova Manhã, da rádio Nova Brasil FM, desta segunda-feira (19).
A expectativa para Mário Dantas é que haja uma outra realidade do consumo no varejo, mas nada muito além do esperado. “Nada excepcional. Eu acredito que a palavra de ordem vai ser otmismo com responsabilidade”, disse o presidente do Lide.
“Vejo que o consumidor está com o pé no chão, está com maturidade para entender que ele não pode ir com a euforia de gastar e se endividar e passar o inicio do ano tendo que cortar aquelas coisas básicas para poder compor os gastos a mais que fez no fim do ano”, acrescentou.
Outro ponto também abordado por Mário Dantas foi a eleição. Para o gestor, os novos governos, seja de Lula como presidente ou de Jerônimo como governador da Bahia, devem trabalhar com responsabilidade fiscal.
“A gente torce para que tenha uma importância da responsabilidade fiscal. Isso é básico e é algo que todos nós temos que ter, seja em nossos lares ou empresas. Que isso seja um norte para esse novo governo. A gente aposta e acredita muito no senso dos governantes para o proximo ano”, completou Mário Dantas.
*Confira a entrevista na íntegra – Programa completo:
https://drive.google.com/drive/folders/1hHZSMEE2NYYWvP63BaWS2arx4GRNHN5D?usp=share_link
Matéria: Portal M!