“O turismo hoje não é só contemplativo, mas de experiência”, disse o secretário de turismo da Bahia, José Alves, acrescentando que o turista que visitar a rota conhecerá o processo de produção de cacau como um todo.
Para o gestor, o interesse na fazendas já existe por causa do imaginário gerado mundo afora pelos romances de Jorge Amado. A ideia é que os antigos casarões possam servir não só como lugar de hospedagem, mas também como local para eventos.
![]() |
Roteiro turístico passará por fazendas em 14 pontos do Sul do estado (Arte: CORREIO) |
A Rota do Cacau – ou Estrada do Chocolate – contempla 26 municípios e será ambientada com pórticos e centros de atendimento ao turista. Após a Estrada do Chocolate, novos roteiros turísticos serão desenvolvidos na área, fazendo com que os visitantes tenham outros atrativos para visitar. Além das belezas naturais, a região é rica em praias, cachoeiras e prédios históricos.
O plano é criar a rota da cana de açúcar e da indústria fumageira. “É um produto diferenciado do estado para atrair um público ainda maior”, disse Alves.
Para este primeiro Verão, a Estrada vai contar com o apoio de um voo semanal Congonhas-Ilhéus, que começa a ser operado no dia 16 de dezembro.
Fonte: Jornal Correio da Bahia.