A Associação Comercial da Bahia abriu espaço durante sua Reunião de Diretoria, na tarde desta quinta-feira, 26/11, para prestar homenagem a um dos homens públicos mais aclamados da história recente da Bahia: o ex-governador Antonio Lomanto Júnior, que faleceu na segunda-feira, 23/11, aos 90 anos de idade.
Lomanto Júnior começou a carreira política em 1946, como vereador do município de Jequié. Em seguida, tornou-se prefeito da mesma cidade. O político foi eleito governador da Bahia em 1962, aos 37 anos. Exerceu também os mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador da República, entre 1979 a 1987. Encerrou a trajetória na política como prefeito de Jequié, no final dos anos 90.
Como avaliou o presidente da ACB Luiz Fernando de Queiroz, Lomanto Júnior foi um dos principais responsáveis por uma nova base econômica para o estado da Bahia. “Com a idealização do Porto de Aratú, o então governador possibilitou uma maior diversificação econômica para a Bahia”, pontuou.
Para o ex-prefeito de Salvador e diretor da ACB Manoel Castro, “Lomanto Júnior foi o governador que mais colaborou para a interiorização da economia baiana, principalmente com o amplo apoio às micro e pequenas empresas de todo o estado”.
Convidado a discursar sobre o ex-governador, de quem era amigo pessoal, o diretor Pedro Galvão lembrou algumas das ações de Lomanto Júnior em sua gestão. “Foi um homem com um vida inteiramente dedicada à administração pública. Como presidente da Associação Municipalista da Bahia, conseguiu junto ao Governo Federal os primeiros tratores para a agricultura baiana”.
Durante o mandato de governador, Lomanto respondeu pela implantação do Centro Industrial de Aratu e, em Salvador, reconstruiu o Teatro Castro Alves e construiu a Avenida Contorno. Também inaugurou estradas importantes na Bahia, como as ligações com a BR-101, e eletrificou todo o Estado, integrando os Sistemas Paulo Afonso e Funil.
Por unanimidade, a Diretoria da casa aprovou o envio de carta de condolências aos familiares do ex-governador Antonio Lomanto Júnior.