home

Festejos para a Conceição da Praia começaram quarta (29)

Confira programação de celebrações, que se encerram no feriado do dia 8

  • 30 de novembro de 2017 - 10:31
(Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)
Os católicos que querem celebrar a padroeira da Bahia não precisam esperar até o feriado do dia 8, em Salvador. As solenidades para louvor de Nossa Senhora da Conceição da Praia começam às 19h desta terça (29) com o novenário preparatório no templo dedicado a ela, no bairro do Comércio.

O novenário contará com barracas de comidas e frutas, parquinho para as crianças, artesanato e atividades de recreação. As missas acontecem na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, e seguem até o dia 7, véspera do feriado municipal.

Durante a celebração, os restos mortais da beata Irmã Dulce ficarão expostos no altar do Santo Cristo, na basílica, onde o Anjo Bom da Bahia foi sepultado, em 1992. A relíquia da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres permaneceu no local até 2009, quando foi transferido para o Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, localizado no Largo de Roma.

O tema central da festa este ano é “Com Nossa Senhora da Conceição da Praia somos Igreja: Comunidade dos que crêem, dos que promovem a paz, a vida e a missão”.

A partir da quinta-feira (30), diariamente às 18h, serão realizadas apresentações musicais na basílica, que serão realizadas pelas bandas do Corpo de Bombeiros, Exército, Coral da Basílica, Grupo de Oração Nossa Senhora Aparecida, Grupo Instrumental CEEP Art Design, Marinha, Base Aérea de Salvador e pelo coral da Polícia Militar.

No dia 8, dedicado à santa, as missas começam a ser celebradas às 5h e às 6h. A missa solene acontece às 8h e será presidida por Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil.

Após a celebração, os fiéis saem em procissão pelo bairro do Comércio conduzindo as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José. Depois da procissão, as outras missas acontecem às 12h, 14h30, 15h30 e 17h.

História
O 8 de dezembro foi oficializado como data de Nossa Senhora porque neste dia, em 1854, o dogma da “Imaculada Conceição da Virgem” foi promulgado pelo papa Pio IX através da bula Ineffabilis Deus.

A basílica, construída em 1623, foi a primeira paróquia dedicada a Nossa Senhora da Conceição da Praia. Outras cinco paróquias de Salvador, localizadas nos bairros de Itapuã, Lapinha, Periperi, Tororó e Valéria, têm a santa como padroeira, além das paróquias das cidades de Governador Mangabeira e Sapeaçu, no Recôncavo baiano.

Veja a programação completa:

  • Novenário preparatório
    Quando: 29 de novembro (quarta-feira) a 7 de dezembro (quinta-feira)
    Horário: 19h

  • Apresentação musicais
    Quando: 30 de novembro (quinta-feira) a 7 de dezembro (quinta-feira)
    Horário: 18h

  • Missa Solene
    Quando: 8 de novembro (sexta-feira)
    Horário: 8h

  • Missas da amizade
    Quando: 8 de novembro (sexta-feira)
    Horário: 5h, 6h, 12h, 14h30, 15h30 e 17h.

Fonte: Jornal Correio da Bahia.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos