A Associação Comercial da Bahia completou 207 anos de atividades ininterruptas no último domingo, 15/07. Para celebrar a passagem de mais um aniversário, a entidade realiza nesta quinta-feira, 19/07, uma série de atividades que inclui lançamento de livro, fotografia da diretoria, apresentação da reforma do seu estatuto e aposição da fotografia de Luiz Fernando Stuart Ramos de Queiroz na galeria dos ex-presidentes.
O início das celebrações está agendado para as 17 horas, quando será realizada Reunião de Diretoria Plenária. Na oportunidade, será apresentado o novo estatuto da ACB que, após período de discussões e proposições, passou por mudanças para se adequar ao novo perfil do movimento empresarial.
Dando sequência às comemorações, a Diretoria Plenária se reunirá na Sala da Presidência para a tradicional foto de diretoria. Antecessor de Adary Oliveira na presidência da entidade, Luiz Fernando Stuart Ramos de Queiroz será homenageado com a fixação de sua fotografia na Galeria dos Presidentes, que conta com retratos fotográficos ou pintados de todos os gestores da entidade entre 1811 e 2017.
Para finalizar a noite, será lançado o livro “Mundo Empresarial: lições e reflexões”, de autoria do atual presidente, Adary Oliveira. A obra, patrocinada pela Assembleia Legislativa da Bahia, é “um registro de fatos vividos no mundo empresarial, aprendendo com as lições e fazendo reflexões sobre o significado de pelejas realizadas no mundo dos negócios”, como descreve o próprio autor.
História
Fundada em 15 de julho de 1811, pelo oitavo Conde dos Arcos, com a denominação de Praça do Comércio, a Associação Comercial da Bahia é a mais antiga associação patronal do Brasil e das Américas. O Palácio, em estilo neoclássico, foi solenemente inaugurado em 28 de janeiro de 1817.
A Associação Comercial da Bahia abriga em seu prédio uma biblioteca, uma pinacoteca, mobiliário do século 19 e outras peças que representam um acervo histórico e artístico de valor inestimável.
Desde sua fundação, a instituição participa ativamente dos eventos que marcam e marcaram a história da Bahia e seu desenvolvimento econômico e social.
Texto: Antônio Nykiel