Ente 2003 e 2007, a nossa entidade foi presidida por Lise Weckerle, ainda hoje, primeira e única mulher a comandar a casa do empresariado baiano.
E como parte das comemorações do Dia Internacional das Mulheres, a ACB prestou uma homenagem à empresária como reconhecimento ao excelente trabalho desempenhado à frente da entidade.
A cerimônia aconteceu durante Assembleia Geral Extraordinária da ACB, que aconteceu na última quarta-feira, 20, com entrega de placa, exibição de vídeo e depoimentos de amigos da diretoria da casa que conviveram com Lise Weckerle.
Segundo a diretoria, a homenagem simbolize todo orgulho e admiração por tê-la como primeira mulher a presidir a Associação Comercial da Bahia, missão que cumpriu com muito amor, sensibilidade, acolhimento e inovação. Suas realizações em prol do empresariado baiano seguirão nos inspirando a trilhar sempre os melhores caminhos.
Em retribuição ao reconhecimento, Lise Weckerle enviou os seus agradecimentos:
“Caros companheiros, é com imensa alegria e orgulho que recebo esta homenagem. A ACB FOI UM DIVISOR DE ÁGUAS na minha vida. Aqui, muito aprendi, além da satisfação de fazer grandes amizades.
Agradeço a todos pelo carinho tão bem-vindo neste momento de fragilidade.
Desejo ao presidente muito sucesso.
Um abraço a todos.”
Abaixo, o artigo publicado na coluna ACB em Foco, no jornal A Tarde do dia 20 de março de 2024:
ACB presta homenagem a Lise Weckerle
No mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres, a Associação Comercial da Bahia (ACB) abre as suas portas para homenagear a empresária e gestora social Lise Weckerle, que entrou para a nossa história como primeira e, ainda hoje, única mulher a presidir a entidade, mandato exercido no período de 2003 a 2007. A cerimônia de homenagem acontece hoje, a partir das 17 horas, durante Assembleia Geral Extraordinária da ACB.
Com pioneirismo, estilo inovador e muita sensibilidade, a gestão de Lise ressignificou o papel da ACB, fazendo com que a mais antiga entidade de classe empresarial das Américas fortalecesse sua agenda voltada para as diversas causas que dizem respeito à sociedade baiana.
Foi assim que Lise ofereceu especial atenção aos microempresários, com subsídios e estímulos necessários para que se adequassem às mudanças econômicas e tornarem-se capazes de se inserir no contexto empresarial brasileiro de forma adequada.
Como gestora das Óticas Ernesto ou como Provedora da Santa Casa de Misericórdia, a responsabilidade social é uma marca da atuação de Lise, levando-a a receber Prêmios como o Cidadão Voluntário, da Câmara de Vereadores de Salvador, e o Barra Mulher, do Shopping Barra, além de homenagens diversas reconhecendo o excelente trabalho desempenhado na ACB.
Hoje, Lise Weckerle continua sua jornada de gestora empresarial e social, oferecendo sempre o melhor de si, seja no conselho administrativo da Ótica Ernesto, como conselheira da ACB, ou ainda ajudando a melhorar a vida das pessoas no Bairro da Paz.
Sem pensar em parar de trabalhar, Lise segue sua vida sempre guiada pelo lema que aprendeu
“Nós não devemos nos orgulhar daquilo que possuímos, mas sim daquilo que nos tornamos e devemos seguir nos tornando cada vez melhores para nós mesmos e para os próximos.”
Que está homenagem simbolize todo nosso orgulho e admiração por tê-la como primeira mulher a presidir a Associação Comercial da Bahia, missão que cumpriu com muito amor, trabalho, acolhimento e inspiração. Suas realizações em prol do empresariado baiano seguirão nos orientando a trilhar sempre os melhores caminhos.
_Com informações do livro “Gestões empresariais inspiradoras: a trajetória de grandes empreendedores baianos e seus papéis transformadores na atividade empresarial”