home

Hub Digital no Terminal Náutico vai abrigar 100 startups

Estrutura faz parte do Eixo Cidade Inteligente, do Salvador 360

  • 24 de outubro de 2017 - 10:35

Um polo de inovação e tecnologia, com todos os dispositivos disponíveis para acolher startups do mundo inteiro. Essa é a projeção para Salvador a partir do ano que vem, com a instalação do Hub Salvador, primeira incubadora da prefeitura. O local vai oferecer todas as condições para que as pequenas empresas possam se desenvolver até que consigam se manter em uma estrutura própria.

A iniciativa é uma das 35 ações do eixo Cidade Inteligente, quinto eixo do programa Salvador 360, lançado na manhã desta sexta-feira (20) pelo prefeito ACM Neto, no Terminal Náutico de Salvador, no Comércio. A proposta desse quinto eixo é reposicionar a cidade na área tecnológica, já que muitas pessoas optam por deixar a capital baiana para investir em empresas desse ramo.

“Levavam muita coisa da nossa Bahia para fora. Não julgo quem faz, mas queremos mudar essa realidade e criar um ambiente atrativo na nossa cidade. Que a gente passe a olhar nossa cidade e enxergue um terreno fértil para iniciativas de vanguarda”, observou o prefeito, durante a apresentação do projeto.

O Hub vai funcionar no terceiro piso do Terminal Náutico, com uma estrutura que começa a operar a partir de março de 2018. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Guilherme Bellintani, não será necessário realizar obras no local, apenas colocação de mobiliário. Cem startups – pequenas empresas com ideias inovadoras – que vão ocupar o Hub serão selecionadas a partir do Comitê de Inovação, composto por representantes dos órgãos municipais. Um edital será lançado em janeiro para fazer essa seleção.

Novo eixo do programa Salvador 360 foi apresentado pelo prefeito ACM Neto
(Foto: Marina Silva/CORREIO)

“O comitê é um organismo público que vai julgar e avaliar e, certamente, determinar quais as empresas que vão se instalar aqui dentro. O critério é de rotatividade. Quanto mais as empresas girarem aqui dentro, vai ser uma espécie de seleção natural mesmo. Quando elas se constituírem como empresas médias, já vão procurar outro espaço para se abrigar”, explicou Bellintani.

Cifra milionária
Para a implantação do Hub, será necessária a captação de R$ 100 milhões para os próximos cinco anos e que serão investidos nas startups. Um chamamento público vai ser realizado pela prefeitura para atrair investidores. De acordo com o prefeito, alguns deles já sinalizaram interesse em participar do programa.

“Vamos atrair fundos de investimentos para aportar recursos nessas startups. Mas também vamos procurar ‘investidores-anjos’, que têm o desejo de participar do risco do negócio, de entrar no começo quando ainda só tem a ideia do negócio. Neto acredita que no futuro vai ter ali uma solução tecnológica concreta e investe”, explicou o prefeito.

Viabilidade
O eixo Cidade Inteligente é dividido em duas vertentes: governo inteligente (governança eletrônica) e ambiente inteligente (negócios e inovação). Na primeira, a ideia é desenvolver soluções criativas para a gestão pública. Já a segunda é voltada para as ideias inovadoras que possam resolver problemas para a cidade, em qualquer área.

“Serão soluções para melhorar os processos que vão ser selecionados, e um fundo de investimento vai aportar em projetos que tenham viabilidade econômica, trazendo e capacitando as pessoas para trabalhar na cidade. Elas vão ter espaço físico, controle e recursos disponíveis para se desenvolver”, explicou Guilherme Bellintani.

A coordenação desse eixo é da Sedur, com a participação das secretarias Cidade Sustentável e Inovação (Secis), de Gestão (Semge), de Mobilidade (Semob) e de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), além da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel).

Algumas iniciativas da vertente governo inteligente já estão em prática, como o Fala Salvador, que funciona por meio do número 156, mas vai ser ampliado e a população vai poder se comunicar com a prefeitura por meio de um aplicativo.

Uma das iniciativas novas é o Simm Digital, que vai funcionar dentro do aplicativo do Citta Mobi. Lá, é só fazer uma ficha cadastral, e em seguida, o cidadão vai poder ser notificado sobre as vagas de emprego que estão disponíveis no seu perfil. “Nós já iniciamos como um projeto piloto. A gente não divulgou porque queríamos testar para saber se funcionava, mas agora já está operando. Em apenas um mês, 85 mil pessoas viram os anúncios e clicaram”, explicou o prefeito ACM Neto.

Outros projetos também estão na lista dessa primeira vertente: disponibilização do E-Sefaz, para fornecimento de serviços online relacionados à Secretaria da Fazenda; ampliação da identificação e informações sobre monumentos a serem acessados através de celular com o uso de QR Code, intitulado #Reconectar, já iniciado pela Fundação Gregório de Mattos; e aperfeiçoamento de sistemas internos da prefeitura.

Já a vertente de ambiente inteligente engloba o Estacionamento Cidadão (Zona Azul Digital); oferta de um novo sistema de Wi-Fi público para praças e grandes eventos de rua; parceria entre a prefeitura e o Waze para ampliação do uso e da qualidade do aplicativo colaborativo de trânsito; e montagem de calendário anual de eventos de inovação.

Outras ações incluem o desenvolvimento e atração de linhas de crédito voltadas às necessidades das empresas emergentes, assim como atração de parceiros globais de inovação para a transferência de tecnologia.

Confira todas as ações do Eixo Cidade Inteligente:

Ambiente Inteligente
*Hub Tecnologia
*Co-working público para startups e empreendedorismo social
*Atrair fundo de R$ 100 MM para investimento multi-estágios em startups (de pre-seed a venture capital)
*Implantação de redes de investidores anjos locais
*Desenvolvimento e atração de linhas de crédito voltadas às necessidades de startups
*Editais de fomento e incentivo às soluções tecnológicas criadas por startups
*Calendário anual de eventos de inovação
*Pitch Salvador
*Atração de 5 ou mais parceiros globais de inovação para transferência de tecnologia para inovação
*Disseminação dos painéis CITTAMOBI para divulgação de horários de transporte
*Implantar novo sistema de Wifi público
*Estacionamento Cidadão (Zona Azul Digital)
*Parceria Prefeitura X Waze

Governo Inteligente

*Criação de novo canal de intermediação de mão de obra municipal, com integração com CITTAMOBI
*Criação do Comitê de Inovação de Salvador e criação da Lei de Inovação
*Criação de sistema tecnológico para otimizar a fiscalização urbanística de Salvador
*Processo eletrônico – Automatização de processsos (BPMS)
*Implantar projeto Impressão inteligente
*Prefeitura Vai de Taxi
*Implantação de novo sistema inteligente de monitoramento de encostas
*Criação de aplicativo de interação e relacionamento com cidadão – Salvador Bairro a Bairro
*E-SEFAZ para fornecimento de serviços Online
*Ampliação do Fala Salvador com novos canais de comunicação  (mobile; assistente virtual)
*Desenvolver o sistema de informações geográficas e indicadores da cidade do Salvador
*Modernização da Gestão Fiscal e Contábil do Município
*Readequação da Infrastrutura digital da prefeitura de Salvador
*Implantar projeto GeoSalvador (Cadastro Multifinalitário)
*Inovação na gestão de bens imóveis municipais
*Modernização da Procuradoria Geral do Município
*Salvador na Palma da Mão
*Mapa de informações econômicas e sociais da cidade para qualificação das decisões publicas e orientação ao investidor privado
*Criação de aplicativo para alerta de perigo em áreas de risco
*Capacitação de servidores municipais e cidadãos sobre *Cidades Inteligentes e soluções inovadoras de gestão pública
*Implantação de Qrcode no Centro Histórico
*Programa de otimização de performance para Turismo – *Avaliação de pontos turísticos e hotéis.

Fonte: Jornal Correio da Bahia.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos