home

I Festival de Itaparica tem mais de 30 horas de programação

Zeca Baleiro, BaianaSystem, Bule-Bule, Lirinha e Mariene de Castro fazem parte do evento gratuito que acontece de sexta (27) a domingo (29)

  • 27 de outubro de 2017 - 11:08

Entre eles estão a banda BaianaSystem, o cantor maranhense Zeca Baleiro e o pernambucano Lirinha, ex-Cordel do Fogo Encantado. O festival inclui, ainda, artistas  como os cantores Mariene de Castro e Lazzo, o repentista Bule-Bule, a poeta Karina Rabinovitz e o ator e apresentador Jackson Costa. “A gente buscou uma grade de artistas que tivessem, em suas letras, um componente poético forte”, explica o curador do Fita, o ator e diretor de teatro Yulo Cezzar, 52 anos.

Morador de Itaparica há cinco anos, Yulo destaca que buscou um conceito que trouxesse outro tipo de atrativo para a cidade e divulgasse os aspectos da ilha. “Tive muita preocupação em tirar Itaparica, que é uma cidade histórica, das páginas policiais. Sempre se tem associado a ilha a tragédia e  violência, que não condizem com a beleza e com a realidade daqui”, defendeu.

Dessa forma, quem for curtir o festival vai poder não só assistir aos shows e aos recitais poéticos, mas também participar de oficinas de literatura e música, de contação de histórias e de lançamento de livros. Além disso, a programação para toda a família inclui jogos de tabuleiro e espetáculos como O Circo de um Homem Só, de João Lima.

Trilha
“Tocar num festival de música e poesia é sempre bom, ainda mais num cenário lindo como o da Ilha de Itaparica”, comemora o cantor Zeca Baleiro, 51, que aporta por lá pela primeira vez. “Sou muito fã do Lazzo, ouvi muito seu som noutros tempos, e o Bule-Bule é demais. A programação tá bonita, colorida”, elogia o cantor que se apresenta amanhã, à meia-noite.

O artista, que comemora 20 anos de carreira, passeia por sucessos de sua discografia que começou com o disco Por Onde Andará Stephen Fry? (1997), além de apresentar músicas “lado B” e releituras de canções do seu repertório afetivo. “Tem algumas canções que não posso, nem devo deixar de fora (risos). Hits como Quase Nada, Babylon e Bandeira. O resto é surpresa!”, garante Zeca.

Uma das atrações mais esperadas do Fita, a BaianaSystem encerra a programação no domingo, às 22h, depois de uma maratona de shows por outros estados. Para matar a saudade de casa, o grupo passeia por toda a discografia desses oito anos de carreira, o que inclui sucessos como Terapia, Playsom e Invisível, que acaba de ser indicada ao Prêmio Multishow de Música Brasileira de melhor canção.

Em entrevista ao CORREIO, o guitarrista da BaianaSystem, Roberto Barreto, 45, comemorou o convite para participar do Fita. “Achei incrível e inusitado. Primeiro que foi uma surpresa: não me recordo de ver bandas em Itaparica. A programação está incrível. Depois que tem um tempo que a gente não toca em Salvador e Itaparica é quase em casa! (risos) Essa relação pra gente é vital”, comemora.

Serviço
Praça Jardim dos Namorados, Sesc Itaparica e Biblioteca Juracy Magalhães (Ilha de Itaparica). Sexta (27), sábado (27) e domingo (29), a partir das 14h. Programação completa no site: itaparica.ba.gov.br/site/fita-2017.

Destaques:

Sexta (27)
18h30: Karina Rabinovitz e Silvana Rezende
20h: Abertura oficial com Jorge Portugal
20h45: Bule Bule
22h30: Lazzo
23h30: Mariene de Castro

Sábado (28)
20h45: Andréia Pradho e Banda
21h30: Lirinha e Banda
23h: Zeca Baleiro

Domingo (29)
17h: Fanfarras, grupos de rap e artistas locais
21h: Jackson Costa – Sarau do Poeta
22h: BaianaSystem

Horário extra do Ferry Boat

De sexta para sábado: 2h30 e 5h
De sábado para domingo: 2h e 6h
De domingo para segunda: 1h e 5

Fonte: Jornal Correio da Bahia.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos