home

Indicador de Incerteza cai 7,1 pontos em fevereiro ante janeiro, afirma FGV

  • 28 de fevereiro de 2018 - 09:33

Foto: Marcus Santos

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) caiu 7,1 pontos na passagem de janeiro para fevereiro, alcançando 102,5 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) na manhã desta quarta-feira, 28.

“A queda apresentada em fevereiro reflete o bom momento vivido pela economia doméstica e a relativa calma no front político. Além disso, o feriado de carnaval e a mudança de foco de atenção decorrente da intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro podem ter contribuído para a queda do referido indicador, sendo certo, contudo, que estes fatos somente serão confirmados a posteriori. Para os próximos meses, espera-se uma maior volatilidade do indicador, principalmente devido à aproximação do período de eleições bem como a uma maior instabilidade externa”, avaliou o economista Pedro Costa Ferreira, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O IIE-Br passou a integrar o calendário de divulgações de indicadores econômicos do Ibre/FGV no fim de 2016. O índice mensal é composto por três componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA; e o IIE-Br Mercado, baseado na volatilidade do mercado financeiro.

Em fevereiro, a queda do IIE-Br foi determinada por reduções em todos os seus componentes. O componente IIE-Br mídia diminuiu 7,1 pontos no mês, contribuindo com -6,7 pontos para o recuo do índice geral; o IIE-Br mercado encolheu 2,2 pontos, o equivalente a uma contribuição de -0,4 ponto. Já o IIE-Br expectativa caiu 0,1 ponto, uma contribuição nula para o indicador de incerteza da economia.

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia Brasileira é realizada pela FGV entre os dias 26 do mês anterior e 25 do mês de referência.

 

Fonte: Jornal A Tarde

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos