home

Índice de consumo familiar sobe 0,5%

  • 30 de janeiro de 2020 - 10:59

Foto: Joá Souza

O momento é mais favorável para quem está disposto a comprar uma geladeira, fogão, televisor, uma vez que os lojistas buscam desovar o estoque do ano passado para entrada de novos produtos.

Este é um dos resultados da pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio (Fecomércio-BA) para verificar o desempenho do setor e as projeções dos próximos meses.

A divulgação de números positivos sugere o otimismo de uma economia capaz de retomar sua antiga pujança, como pode verificar-se na intenção de consumo (ICF) das famílias de Salvador.

O crescimento foi discreto, alcançou 0,5% na comparação com dezembro e estacionou nos 97 pontos, mas representa o maior nível desde abril de 2019. Na comparação com o mesmo período do ano passado – indicador de 99,1 pontos – houve recuo de 1,6%.

A ICF é elaborada mensalmente pela Fecomércio-BA: o índice varia de 0 a 200 pontos, sendo o patamar de 0 a 100 considerado como insatisfação, e de 100 a 200 pontos de satisfação das condições econômicas das famílias.

Recuos – Não houve como analisar positivamente os dois itens relacionados ao emprego, pois ambos sofreram queda em janeiro. O item Emprego Atual caiu 1,8% e a Perspectiva Profissional, recuou 0,6%.

Entre os sete itens avaliados na ICF, o que mais cresceu em termos percentuais foi o Nível de Consumo Atual, que passou de 73,7 pontos em dezembro para 75,7 pontos em janeiro, alta de 2,8%.

Segundo dados do Caged, do Ministério do Trabalho, foram criados 1,8 mil trabalhos com carteira assinada em novembro, em Salvador. No ano, o saldo está positivo em 4,9 mil.

 

Fonte: Jornal A Tarde

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos