home

Largos do Pelourinho podem reabrir em três meses

  • 05 de setembro de 2017 - 11:08

Fechados para shows quase um mês antes do São João, os largos Teresa Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água poderão ser reabertos daqui a três meses. Recentemente, o governo do estado finalizou a contratação emergencial da Mehlen Construções para executar a reforma da estrutura de segurança e contra incidentes de pânico, cuja defasagem levou à interdição dos eventos nas três praças, sob protesto dos comerciantes, que esperavam reduzir as perdas da baixa temporada na cidade com a festa junina no Pelô. Se  o governo cumprir o cronograma, dá para aproveitar o Verão.

Para guardar na memória

Quatro monumentos antigos do Recôncavo baiano terão as obras de restauração iniciadas nas próximas semanas, em um investimento de aproximadamente R$ 13,5 milhões. Nos últimos dias, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu a licitação e assinou contrato com as empresas vencedoras da concorrência para revitalizar dois bens tombados em Itaparica e outros dois em Santo Amaro da Purificação. O mais antigo deles está na cidade da Ilha: a Igreja de São Lourenço, construída em 1610, alvo de um dos maiores roubos de arte sacra da Bahia em 2010, quando foram levadas 34 peças, todas elas raras. Em Itaparica, será ainda restaurada a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, concluída em 1742.

Roda da história
Em Santo Amaro, a lista do Iphan inclui a imponente Casa de Câmara e Cadeira, inaugurada em 1769 e situada na cabeceira da Praça da Purificação. Além do belo prédio em estilo colonial, com sua longa torre sineira, o monumento possui um rico acervo,  com retratos a óleo de Dom Pedro I e Dom Pedro II. Na cidade, a Igreja do Amparo, do século XIX, também passará por restauração.

Sorte de azarão
Deu zebra na liderança de governo da Câmara Municipal de Feira de Santana. Menos cotado para a vaga, o vereador Lulinha (DEM) foi o escolhido pelo prefeito José Ronaldo (DEM) para o lugar de José Carneiro (PSDB), eleito presidente da Casa. Os favoritos eram Carlito do Peixe (DEM), que já havia sido líder do bloco da maioria, e Marcos Lima (PRP), nome que vinha crescendo na base. Nos bastidores, se diz que Lulinha tem como ponto fraco a articulação política, mas leva vantagem nas urnas. O novo líder do governo é pré-candidato a deputado estadual.

Seca no poder
A Assembleia Legislativa da Bahia ficou sem água nas últimas quarta e quinta. O serviço começou a ser regularizado apenas anteontem, segundo funcionários da Casa. A situação, dizem, provocou a interdição até de banheiros. Durante o período, o abastecimento foi mantido por carros-pipa, que se revezavam para dar conta da demanda.

Sergio Carneiro é um grande amigo que fiz na política. Debatemos em alto nível e divergimos com respeito  José Carlos Aleluia
(Deputado federal do DEM sobre o ex-colega de Câmara que deixou o PT pelo PV)

Guerra santa
Um painel religioso implantado na Assembleia está causando polêmica. Proposta do irreverente deputado estadual Pastor Sargento Isidório (Avante), a implantação da obra Ao Deus de Israel ocorreu esta semana. Já tem gente pedindo a implantação de um também em homenagem aos 16 orixás mais cultuados do candomblé, enquanto outros querem um painel ecumênico.

Fonte: Jornal Correio da Bahia, Jairo Costa Júnior com Luan Santos.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos