A superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes foi condecorada com a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz, destinada a homenagear pessoas e instituições com atuação destacada no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas pelos resultados benéficos à saúde de milhares de brasileiros.
Promovida pelo Ministério da Saúde, a premiação aconteceu nesta terça-feira (27), às 15h, no Palácio do Planalto, em cerimônia com a presença do presidente Michel Temer, e do ministro da Saúde, Ricardo Barros. “Recebemos a medalha Oswaldo Cruz como um reconhecimento ao nosso trabalho feito com amor e dedicação, buscando diariamente superar os desafios de gerir uma obra de 954 leitos, 100% SUS, com um dos menores custo benefício do Brasil, segundo o próprio Ministro” falou Maria Rita ao BN Mulher minutos depois de ter sido homenageada.
A Medalha do Mérito Oswaldo Cruz, que tem inspiração no grande cientista e sanitarista Oswaldo Cruz pela sua capacidade inovadora e relevantes contribuições à saúde pública, terá também entre as dezenas de personalidades, autoridades e instituições homenageadas o médico Drauzio Varella, o jornalista Alexandre Garcia, a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, Carissa Etienne, a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Lima, a Força Aérea Brasileira e a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação.
Na ocasião Maria Rita entregou ao Ministério da Saúde um projeto solicitando um equipamento de ressonância para o Centro de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento do Paciente com Câncer. “Hoje quando nossos pacientes necessitam da realização deste procedimento, eles são encaminhados para o agendamento externo. Como há uma elevada demanda, o paciente passa a concorrer então a uma vaga, o que posterga o diagnóstico e o tratamento adequado” explicou a superintendente da OSID.
Na rede Amigas de Dulce iniciativa que tem o propósito de unir para o voluntariado mulheres amigas da OSID, Maria Rita foi parabenizada pela homenagem e por ter solicitado o equipamento que irá beneficiar milhares de pessoas na Bahia. “Parabéns amiga, você nos orgulha e merece todas as homenagens pela sua abnegação em nome da OSID. Você é uma inspiração e exemplo de profissionalismo e amor ao próximo. Que Deus e irmã Dulce continuem te iluminando e guiando”, disse Rosemma Maluf coordenadora da Rede Amigas de Dulce.
Fonte: Bahia Notícias