acb

Na mira do comércio exterior: ACB se estrutura para auxiliar associados a fazerem negócios fora do país

ACB em Foco*

  • 17 de fevereiro de 2021 - 09:53

Foto: Divulgação

As transformações sociais, sobretudo em meio ao cenário de pandemia, têm movimentado também a esfera econômica. Pensar negócios não pode mais ser algo restrito às relações internas e a Associação Comercial da Bahia já está se movimentando para ofertar um suporte aos seus associados no que tange às transações comerciais com outros países.

O recém criado Núcleo de Comércio Exterior já desenhou seus principais pontos de atuação, onde o foco será auxiliar os associados da casa na realização de negócios fora do Brasil. Para isso, o coordenador do Núcleo, o advogado especialista nas áreas tributária e aduaneira, Fernando Neves, já está montando sua equipe de trabalho que dará todo suporte necessário aos micro e pequenos empresários. “Já temos alguns nomes confirmados, como o da professora-pesquisadora em Direito Internacional, Juliette Robichez e do consultor de comércio exterior, Valdemar Pizarro. Juliette atuará na área de contratos e Pizarro será classificador fiscal, entre outros profissionais da área”, comenta Neves.

De acordo com o coordenador, além da assessoria completa, que será prestada para os empresários, um curso básico de iniciação ao comércio exterior também será realizado para orientar questões referentes ao e-commerce e custos nas transações internacionais. “Entender o país com que será feita sua relação comercial é base para todo o processo. A ideia do curso é ser um suporte de acréscimo à assessoria que vamos prestar, de forma que os empresários estejam seguros quando realizarem seus negócios”, aponta.

Trocas entre entidades

Outro ponto destacado por Fernando Neves é a necessidade de troca de experiências, sobretudo entre outras associações comerciais dos demais estados da Federação, que já tenham uma atuação voltada para o comércio exterior. Além disso, a ACB fará um trabalho de maior aproximação com as associações do interior para que elas também consigam ter esse aconselhamento em relação à internacionalização.

*ACB em Foco – Publicada às quartas-feiras, a coluna cobre a atuação da Associação Comercial da Bahia na defesa do empresariado baiano

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos